PERSONA

GILBERTO SANT´ANNA

 

 

"A disciplina é a parte mais importante do êxito"

Nascido em 15 de abril de 1940 na cidade de São Paulo-SP. É filho de Alfredo Sant’Anna e de Adelaide Fernandes de  Sant’Anna, já falecidos.

Realizou os primeiros estudos em 1946, na cidade de Atibaia, na  “Escola  Particular 3 de Maio”, da professora  Aracy Bueno Conti e, depois,  no Grupo Escolar José Alvim, em 1947, onde foi aluno das professoras Circe Teixeira Musa, Tereza Marcílio e Benedita Simões de Lima.

Admitido  em 1.951 ao Colégio Atibaiense S/A, transformado  em 1952 em  Colégio Estadual e Escola Normal Major Juvenal Alvim,   cursou ali  o antigo ginasial e  o 1º ano  do colégio,  diplomando-se em 1960 pelo Colégio Santo Américo, em São Paulo-SP.

Prestou exames vestibulares em 1961 na Faculdade  de  Direito da Universidade de São Paulo (Largo de São Francisco), formando-se em 1965, turma João XXIII .      

Cursos de pós-graduação: Especialização em Direito do Trabalho-(Lato Sensu) e Mestrado Educação  (Strictu Sensu), créditos,  na Universidade São Francisco (USF), no período de 1991 a 1994.

Atuou como advogado e assessor jurídico por vários anos, prestando serviços a diversas entidades sindicais de São Paulo e Campinas, atuando de maneira mais destacada no Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo, como também a várias empresas da Capital e de Santos.

Professor universitário, ocupou as cadeiras de  Legislação Social, Direito do Trabalho  e Direito Processual do Trabalho, no período de 1986 a 1999, na Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista e Faculdade de Ciências  Jurídicas, da USF, em  São Paulo-SP.

Atuou como Chefe de Departamento de Direito Social e Ambiental, no período de 1988 a 1999, na Faculdade de Direito da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista.

Foi Diretor do Curso de Ciências Jurídicas da Universidade São Francisco, desde a instalação em 1.990  até 1996, Campus de São Paulo.

No período de 1998 a 1999, atuou como professor de Direito Processual do Trabalho,  no curso especial para bacharéis realizado na capital, mantido pela Ordem dos Advogados de São Paulo.

Assessorou diversos parlamentares (deputados federais e senadores), bem como  o Vice-Governador Aloísio Nunes Ferreira Filho, no período de 1978 a 1995.

Participou de vários congressos, cursos e seminários realizados no Brasil e exterior (Alemanha, Cuba, Itália  e Japão), em diversas áreas (Jurídica, Administração Municipal, Política  e Educacional), como representante  do  Brasil, na condição de   participante ou organizador.

 

OUTRAS ATIVIDADES

  • PRESIDENTE DO GRÊMIO ESTUNDATIL CÉSAR MÊMOLO -1.956 – Atibaia-SP.

  • MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DO CENTRO ACADÊMICO XI DE AGOSTO – CADEIRA MÁRIO DE ANDRADE – 1962-1965 – São Paulo -Capital.

  • ASSESSOR DE IMPRENSA, na UEE - UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES, em 1962.

  • DELEGADO DO C. A. XI de Agosto na UNE - UNIÃO  NACIONAL DOS ESTUDANTES, gestão José Serra. 1962.

  • PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE ATIBAIA, eleito em 15 de novembro de 1982. Legislatura 1.983/1.988 

  • CONSELHEIRO DA ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS TRABALHISTAS DE SÃO PAULO. Período: 1994/1996

  • PUBLICAÇÃO DO LIVRO  “ TERRA DE JERÕNIMO- HISTÓRIAS DO QUASE PARAÍSO “  2.004 – Literatura. Atibaia dos anos 50.

  • REDAÇÃO E PUBLICAÇÃO DO LIVRETO POLITICAS DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL – 1988. Edição: IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO

  • PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS , CONTOS E  CRÕNICAS, na imprensa  atibaiense, desde 1998.

  • MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DE ATIBAIA – ALA, desde 2002.

  • MEMBRO VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DOS

  • CONSTRUTORES DA SOCIEDADE ATIBAIENSE – CECON, desde 2002.

  • DIRETOR DO  SINDICATO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO, MANDATO 2003/2.005.

  • PATRONO DA ESCOLA  MUNICIPAL DE  EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL  GILBERTO SANT´ANNA, no bairro do Tanque – Atibaia-SP.

Gilberto Sant´ Anna elegeu-se  prefeito de Atibaia em 15 de outubro de 1.982, para a legislatura  1.983/1.988 (PMDB),    na condição de militante  da campanha   pelo restabelecimento da democracia   no Brasil.   Enquanto Chefe do Executivo, dentre outras atividades,  priorizou a  educação e da saúde. Organizou e implantou um programa educacional com fundamentos piagetianos. Implantou  escolas para crianças de 3 meses a 3 anos  de idade (Cecois).  Investiu   em saneamento básico, assistência  médica e nutrição escolar. Aumentou a  rede de água e esgoto em 30%. Implantou   e fez funcionar 24 postos de saúde, localizados  em   locais estratégicos. Criou   os agentes de saúde. Pesou todas as crianças e efetivou  programas especiais  de alimentação  aos subnutridos. Com isso reduziu em 30% a  TMI (Taxa de Mortalidade Infantil, indicador da qualidade de vida). Interveio na economia  do município ao dar preferência  a aquisição   de produtos  e serviços  atibaienses, principalmente os hortifrutigranjeiros  destinados à merenda escolar.  Organizou o parcelamento e uso  do solo, inibindo as especulações.

Foi casado com Cleide Maria Gonçalves de Sant´Anna, tendo 3 filhos: João Rodrigo Gonçalves de Sant´Anna, Valéria Gonçalves de Sant´Anna e Luís Fernando Gonçalves de Sant´Anna e, depois, com Dilara Rúbia Pereira, tendo nascido  Pedro Affonso Pereira de Sant´Anna.

 
 
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.