PERSONA

VILMA VASQUES GUZZI

" A música é o alimento da alma ."

Vilma Vasques Guzzi é nascida em Santos, estado de São Paulo.

Iniciou sua carreira de coralista no Orfeão do Colégio Tarquinio Silva em Santos aos 13 anos, sendo logo a seguir, convidada pelo Maestro José de Sá Porto, seu professor, a participar do Coral Acadêmico da Faculdade Católica de Direito de Santos.

Estudou piano com as Professoras Oraida do Amaral Silveira e Irene Mauricia de Sá no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Foi aluna do Maestro João Sepe e do compositor Oswaldo Lacerda nas classes de Harmonia e Contraponto.

Formou-se em piano em 1969.

Estudou canto na Escola Municipal de Música de São Paulo, com a Professora Martha Herr, regente do Coral Paulistano e com o Professor Caio Ferraz do Coral Lírico Municipal.

Apresentou-se inúmeras vezes como cantora em recitais de interpretação de canções brasileiras de câmara e no Quarteto de Música Renascentista no Teatro João Caetano e no MASP.

Em Atibaia, exerce a profissão de professora de piano desde 1966. Foi professora de Educação Musical no Externato São José durante 10 anos, e também no Colégio Bertrand Russell, atual Escola Terra Brasil.

Em 1976 fundou juntamente com Jandira Massoni e Aparecida Mary Anselmo Granado Santos o Coral Pró-Arte onde sempre atua como cantora e diretora.

 É fundadora juntamente com Mariza Aparecida Zago, do Coral Infantil e da Bandinha Rítmica “Amigos da Criança”, formado em 1998, como parte do projeto “Educação pela Arte” da AMICRI de Atibaia. Contando atualmente com 58 componentes na faixa etária de 7 a 11 anos, o Coral Infantil “Amigos da Criança”,  durante esses três anos tem sido cada vez mais requisitado para eventos tanto de ordem cívica, quanto religiosa e também por empresas, sendo essas apresentações coroadas de muito sucesso devido ao repertório escolhido e à beleza e afinação das vozes das crianças. Em agosto de 2001, o Coral Infantil recepcionou o Exmo Senhor Governador Geraldo Alkmin em Atibaia, tendo recebido muitos elogios tanto do governador quanto do secretariado que o acompanhava.

Concomitantemente ao trabalho com as crianças do Coral Infantil, desenvolve um projeto de Educação Musical através da Bandinha Rítmica, com aproximadamente 50 crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, promovendo 03 apresentações anuais, onde as crianças atuam com seus instrumentos de percussão, como uma pequena orquestra acompanhando o Coral Infantil. O projeto com a Bandinha Rítmica é desenvolvido no Bairro de Caetetuba, um dos bairros mais pobres de Atibaia.

Todo o trabalho relacionado com o Coral Infantil e Bandinha Rítmica “Amigos da Criança” conta com a coordenação de Mariza Aparecida Zago.

Em função do êxito desse trabalho, foi agraciada no dia 11 de dezembro de 2001, junto com Mariza Aparecida Zago, pela Câmara Municipal de Atibaia  com a Medalha “Padre Mateus Nunes de Siqueira”, honraria essa oferecida por serviços prestados à comunidade.

Como professora de Canto-coral da Universidade São Francisco para a Melhor Idade de Bragança Paulista, formou o Coral Sol Maior onde atua como arranjadora e regente.

Ao lado de todas as atividades com os corais, segue ministrando aulas de piano, teclado e canto.

 
 
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.