ENCHENTES
 

Governador confirma que estudos para desassorear rio Atibaia começam segunda

O governador Geraldo Alckmin visitou neste sábado (8/01) os bairros que sofreram com as enchentes da última semana em Atibaia. Acompanhado do prefeito Dr. Denig e do deputado estadual Beto Tricoli (PV), do deputado federal Roberto Santiago (PV) e outras autoridades, o governador ouviu reivindicações de moradores e fez avaliações técnicas das áreas atingidas. Ele trouxe a Atibaia representantes da Defesa Civil do Estado e do Departamento de Águas e Energia (DAEE), órgão responsável pela gestão dos rios na região.

Alckmin garantiu empenho do Estado na busca por soluções ao problema e confirmou o que a Prefeitura vem divulgando desde o início da semana aos moradores das áreas atingidas pelas enchentes: que toda interferência no rio Atibaia para desassoreamento passa pela responsabilidade de órgãos estaduais.

O prefeito Dr Denig, em conversa com o governador reafirmou que a Prefeitura não esteve alheia aos problemas das enchentes durante o ano passado, mas que infelizmente não pode contar com apoio nem do governo estadual – ainda na gestão Serra – nem do federal. “Fico aliviado de ver o governador, que com apenas oito dias de mandato veio a Atibaia em um momento difícil e empenhou apoio real para o problema, comprometendo-se na frente dos próprios moradores atingidos”, disse.

Antes de pousar com sua comitiva no campo do Alvinópolis, o governador sobrevoou o município para ter uma ideia exata da extensão do problema, passando pelos bairros Kanimar, Parque das Nações, Vila Mira, Estoril, CTB e Caetetuba.

Reivindicações

Geraldo Alckmin se reuniu na sequência com representantes de moradores de áreas atingidas no gabinete do prefeito de Atibaia e ouviu diversas cobranças, entre elas a garantia de que em 2012 o cenário não se repetirá.

Analisando um mapa da região em um equipamento digital, ao lado do prefeito Dr Denig, do deputado Beto Tricoli e de técnicos do DAEE, o governador ratificou a informação de que na próxima segunda-feira engenheiros e especialistas em hidrologia estarão na cidade para um estudo que deve durar cerca de quatro meses. “Eles (técnicos) vão avaliar quais as soluções mais eficazes para evitar novos transbordamento do rio”, afirmou Alckmin.

O governador disse, porém, que apenas o desassoreamento do rio – como quer a maioria dos moradores – pode não ser a única solução para o problema. Ele não descartou a possibilidade de criar os chamados parques lineares, o que obrigaria a desapropriação de diversos imóveis. “Mesmo que o rio seja limpo, há muitas casas em áreas de várzea e essas regiões sempre pertencerão ao rio”, afirmou o governador.

Prefeitura deverá isentar famílias atingidas pelas enchentes do pagamento de IPTU

A Prefeitura deverá, assim como aconteceu no ano passado, isentar as famílias atingidas pelas enchentes do pagamento de IPTU. Na próxima semana, o prefeito Dr. Denig enviará uma lei específica para a Câmara Municipal, onde será apreciada e entrar para votação em caráter de urgência. A proposta é beneficiar os moradores afetados em todos os bairros atingidos.

O benefício será concedido com base nos últimos relatórios elaborados pela Coordenadoria de Defesa Civil, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Planejamento e Finanças”, destacou Dr. Denig. Na última quinta-feira, dia 6, funcionários da Prefeitura, sob comando da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Defesa Civil, visitaram todas as regiões afetadas para realizar novo cadastro das famílias.

Segundo último boletim da Defesa Civil, cerca de 320 pessoas tiveram que deixar as residências e foram para casas de amigos ou parentes. Outras 103 foram para abrigos montados pela Prefeitura. “Vamos trabalhar para minimizar o problema de todas essas pessoas”, disse Dr. Denig, que neste sábado estará com o governador Geraldo Alckmin, que estará na região, inclusive em Atibaia a convite do prefeito, para tratar das questões das enchentes.

 
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.