FESTAS

FESTA DO CICLO NATALINO 2016

 
Dia 25 (domingo) – 17h – Levantamento dos Mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, na Igreja do Rosário

               17:30 – Procissão do Menino Jesus

 Dia 26 (segunda-feira) – Cavalhada – 10 h Benção dos animais no largo do Rosário

 Dia 27 (terça-feira)  – 6h Alvorada dos ternos de Congos, repique de sinos e fogos na Igreja da Matriz

              9:30h Cortejo com saída da Igreja Matriz

              10h Missa na Igreja do Rosário

              18h Cortejo com saída na Igreja Matriz

              19h Missa na Igreja do Rosário

               20h Procissão

 Dia 28 (quarta-feira) – 6h Alvorada dos ternos de Congos, repique de sinos e fogos na Igreja da Matriz

               9:30h Cortejo com saída da Igreja Matriz

               10h Missa na Igreja do Rosário

               18h Cortejo com saída na Igreja Matriz

               19h Missa na Igreja do Rosário

                20h Procissão

                21h Queima de Fogos

                         Reinado

 Dia 08/01/2017 (domingo)

                 17h Descimento  dos Mastros, com a presença das 4 congadas de Atibaia, na Igreja do Rosário



Assista aos vídeos abaixo (elaborados em 2015) e veja como essa tradicional festa de Atibaia representa uma enorme manifestação de fé:





Veja abaixo outras festas tradicionais da cidade:

Corpus Christi : comemoração religiosa ( católica ) onde o povo da cidade junta por vários meses, borra de café, serragem, farinha e areia, e monta, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor. É uma festa típica, que acontece há muitos anos. Para que você possa conhecer um pouco mais dessa festas veja as seguintes fotos:

Bon Odori: Em Atibaia existe uma grande e importante colônia japonesa que muito contribui com o progresso da cidade. Culturalmente a presença desse povo também pode ser notada nessa interessante apresentação de dança cujo ritmo é muito interessante. Vale a pena conferir !

Natal: as festas de fim de ano de Atibaia são muito alegres no natal, é costume da população enfeitar as suas casas, participar da cavalhada e acompanhar as festas de seus congos. Matérias, como a publicada pelo Jornal da Tarde (São Paulo) abaixo, registram um pouco desse momento na cidade.

Cavalhada: durante o final do mês de dezembro (na semana entre o Natal e Ano Novo) existe um tradicional desfile de cavalos pela cidade. A curiosidade vai além do simples desfile de cavalos, pois o que chama a atenção dessa festa é a quantidade de participantes e os enfeites dos animais.

Carnaval: em Atibaia também temos o carnaval, muito animado!!! Nesse link você pode ver as fotos do desfile Zé Pereira de 2003 e do Carnaval de rua de 1998.

Festa dos Morangos: os morangos produzidos em Atibaia são famosos nacionalmente por sua qualidade. Trata-se de mais uma contribuição que a colônia japonesa traz à cidade. Existem duas festas dos Morangos em Atibaia, a primeira ocorre, normalmente, durante o mês de junho (no Campo dos Aleixos), a segunda, Festa das Flores e Morangos, ocorre em setembro no Parque Edmundo Zanoni.

Congada: folclórica apresentação de ternos de Congos, bastante típica e muito interessante. Trata-se de uma espécie de dança que mistura canções populares, religião e uma "simulação de luta" entre dois "bandos" de Congos que são distinguidos por utilizar ternos de cores diferentes. Os Congos costumam se apresentar em épocas próximas às comemorações religiosas (junho, julho e dezembro - ciclo natalino). 

Veja mais sobre as festas do Ciclo Natalino de Atibaia (site formatado para celular)

Festas da Flores: ocorre normalmente durante o mês de setembro, comemorando a chegada da primavera. Essa festa apresenta de forma brilhante outro produto que é orgulho da cidade: as flores.

Zé Pereira: desfile que ocorre durante a época do carnaval onde os homens da cidade "soltam a franga" se trajando de mulher. Antigamente, esse desfile contava também com a presença de grandes bonecos (como o que se costuma v er nesse período do ano em Recife/Pernanbuco). Infelizmente, nos últimos anos, o número desses bonecos diminuiu bastante mas, ainda assim, a festa corre a todo vapor.

 

 
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.