ENTREVISTA

ENTREVISTA COM ADRIANO BEDORE

Perfil

 

Nome Completo: Adriano Bedore


Formação: Direito 

Família (nomes e idades): Sou filho de Odair Bedore (*19,50), natural de São Paulo e de Sônia Maria De Carlo Bedore (*1953) natural de Atibaia, neto paterno de Oscar Bedore (*1924+2004) e Iride Bachega Bedore (*1923+1997), neto materno de Julieta Freitas De Carlo (*1925+2009), falecida e de Roberto De Carlo (*1929), naturais de Atibaia. Sou solteiro, tenho 6 irmãos: Janaina, casada; Juliana, solteira; Daniela, solteira; Eduardo, solteiro; Felipe casado e Rodrigo, casado; 5 sobrinhos e uma família relativamente grande.

Naturalidade: Atibaia/SP

 

Hobby: Creio que não posso mais classificar como hobby, mas quando tenho tempo o que mais gosto de fazer é pesquisar sobre a história de Atibaia e sobre genealogia, especialmente a atibaiana. Sou apaixonado pela memória da minha cidade e sua preservação e difusão tem merecido parte do meu tempo.

 

Fale um pouco sobre sua experiência política e de sua família:

A família de minha mãe, por muitos ramos, encontra-se em Atibaia desde sua fundação, já a do meu pai chegou aqui em 1964, quando meu avô, pastor evangélico, foi enviado para dirigir uma igreja. Meu pai foi vereador em Atibaia por 5 legislaturas consecutivas, de 1983 a 2004, tendo sido presidente da Câmara por 4 vezes: 1991/92, 95, 97 e 2004. Foi candidato a prefeito em 2004 e é atual primeiro suplente de vereador pelo PMDB. Já eu estou filiado ao PMDB desde 1992 e entre 1999 a 2001 fui presidente da executiva estadual. Em 2004 fui candidato a vereador pelo PMDB pela primeira vez e embora tenha obtido boa votação, em razão da diminuição do número de vereadores de 17 para 11, não conseguimos eleger nenhum vereador pelo partido. Hoje sou candidato pela segunda vez, novamente pelo PMDB.

 

Quais são os pontos que você acha que pode colaborar com a cidade se for eleito vereador?

Primeiramente é preciso esclarecer que cabe ao vereador legislar, ou seja, aperfeiçoar ou criar leis e fiscalizar o executivo, estas são as duas principais funções de um vereador. Evidente que o vereador pode ter maior atuação em algumas áreas da cidade ou da administração. Pretendo fazer um mandato participativo, discutindo com todos os cidadãos interessados os projetos de lei que tramitarem no legislativo, de modo a aproximar o cidadão das decisões legislativas. Como natural de Atibaia e conhecedor de grande parte de seu extenso território, pretendo voltar os olhos para toda cidade e não apenas para alguns bairros, e no âmbito da administração municipal quero exercer forte atuação nas áreas do turismo, da cultura, especialmente da preservação da memória da cidade com a criação de um arquivo municipal; da educação buscando melhoria do ensino e cursos profissionalizantes; na área urbanística e fundiária onde pretendo trabalhar incansavelmente para a regularização dos nossos tantos loteamentos irregulares e na melhoria das leis urbanísticas. Com relação a regularização de imóveis e fundiária eu apresentarei um projeto de lei que visa diminuir a contrapartia ou multa de uma vez o valor venal do metro quadrado irregular do imóvel para 1/3 ou até menos e que os valores arrecadados sejam destinados para a contratação de mais fiscais de obra, de tal modo que possamos evitar a ação de loteamentos e construções irregulares. É preciso regularizar os imóveis e ou loteamentos irregulares na cidade e planejarmos bem os futuros. Enfim, sou um dos pouquíssimos candidatos a vereador que tem suas propostas num site aqui na internet e sugiro que acessem o meu site para conhecerem melhor minhas propostas: www.adrianobedore.com.br

 

Quais são, na sua opinião, as principais carências de Atibaia?

Atibaia não é diferente da maioria das cidades brasileiras que tem na desigualdade social o seu grande problema. O município, em parceria com os governos estadual e federal e seus programas, precisa investir pesado na melhoria da vida dos mais carentes e necessitados, resolvendo assim o nosso maior problema. Em segundo lugar a falta de infraestrutura básica como água, esgoto e asfalto em grande parte de nossas ruas é sem dúvida outra grande carência que precisamos sanar. Evidentemente temos outras carências como pouco efetivo e poucas instalações da área de segurança; carência habitacional, mas considero a desigualdade social a maior de todas elas.

 

Como você encara o atual momento político da cidade?

Vejo com muita positividade. As eleições são extremamente importantes, posto que nivela todos os cidadãos, independentemente de sua condição social e econômica. Cada um de nós, independentemente de nossa condição social, política, econômica, orientação sexual, religiosa e etnia tem um único voto e o direito de escolher o que queremos para nossa cidade nos próximos 4 anos. Todo momento político de eleição é de extrema importância nas cidades, especialmente as eleições municipais, pois como dizia Franco Montoro: não moramos nem no País, nem no Estado, mas nas cidades.

 

Qual o candidato que você apoia e por que?

Meu partido desde março do ano passado sofreu intervenção da executiva estadual, que destituiu cerca de 90% dos diretórios municipais em todo Estado. Desde então as diretrizes partidárias são estabelecidas pela executiva estadual, cabendo aos membros locais do partido o cumprimento das normas estaduais. O PMDB, hoje, compõe o arco de alianças lideradas pelo candidato a prefeito Luiz Fernando e pela professora Gina como vice, que considero a coligação que reúne as forças mais progressistas da cidade nesta eleição. Acredito que o grupo político no poder desde 2001 avançou em muitas áreas, mas tenho absoluta convicção de que este novo grupo formado nesta eleição poderá avançar muito mais, mantendo o que está certo e corrigindo os erros de curso. De maneira que não vejo como continuidade do atual governo visto que a composição dos partidos que compõem o governo sofreu profunda alteração se comparada ao grupo vitorioso nas eleições de 2008, portanto, não é mais a mesma sendo profundamente oxigenada. Os três principais candidatos a prefeito participaram em algum momento político recente do grupo político situacionista, de modo que o discurso de mudança fica bem comprometido em Atibaia nestas eleições. Acredito que esta eleição apurou os grupos políticos definindo bem claramente os compromissos com o desenvolvimento sustentável e posturas progressistas de um lado e outros mais demagógicos e conservadores de outro. Acho que a comparação entre os candidatos a prefeito facilita bem a opção em favor do nosso candidato a prefeito e dos nossos candidatos a vereador.

 

Como você avalia as outras candidaturas?

Acredito muito no processo democrático como ferramenta eficiente e sempre vejo as outras candidaturas de extrema importância para o processo democrático. Evidente que em certa medida o excesso de candidatos a vereador, cerca de 360, pode parecer prejudicial, mas no cômputo geral acaba sendo positivo, uma vez que a população da cidade tem mais opções de votos e isto sempre é bom, cabendo à população escolher com inteligência não o mais amigo, ou o profissional de diversas áreas que o atende, mas o candidato mais preparado e com melhores propostas para assumir uma cadeira no legislativo municipal e no comando administrativo e político de nossa cidade. A falta de capacidade e comprometimento com a vida pública são os maiores problemas de nossa classe política na atualidade.

 

Mensagem para o povo de Atibaia:

Minha mensagem é de esperança e de muito deseja de participação. Esperança porque acredito que Atibaia encontrará suas identidades nos próximos anos, pois acredito não possuir somente uma e que iniciará um processo de crescimento com os olhos voltados à qualidade de vida de seus moradores, passando pela preservação de sua rica memória e à exploração inteligente de sua veia turística quase ignorada hoje, bem como pela diminuição da desigualdade social que é nosso grande desafio. Enxergo dias melhores para nossa linda cidade. Participação é outra palavra chave para nosso sucesso. Quanto maior a participação da população nas discussões legislativas e executivas, menor a chance de errarmos já que ninguém melhor que o próprio morador da rua, do bairro e da cidade para discutir e decidir junto com os poderes constituídos suas necessidades e o caminho que quer trilhar. A história de Atibaia no futuro passa por nossa atuação hoje.

 

Nota do Atibaia Mania:

Este é um espaço democrático, que visa apenas apresentar à população as propostas de cada um e,  portanto, está aberto à participação de os todos candidatos da cidade. Para participar, basta demonstrar seu interesse através do seguinte endereço de e-mail: jose@atibaiamania.com.br

NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.