POLÍTICA


ENTREVISTA: SAULO PEDROSO DE SOUZA
 

 
Perfil:

Nome: Saulo Pedroso de Souza
Naturalidade: Bragança Paulista – SP
(importante ressaltar que os pais já moravam em Atibaia e foram para Bragança apenas para o parto. Ao sair da maternidade, a família retornou à residência em Atibaia, junto com o filho Saulo)

Data de Nascimento: 21 de janeiro de 1983 - 29 anos
Escolaridade: Superior Completo - Bacharel em Direito
Atividade Profissional: Comerciante – Proprietário da Souza Gás, empresa de distribuição de gás da família, há 30 anos no mercado.
Família: casado com Simone Cardoso, tem uma filha de 1 ano e nove meses, Maria Victória.
Hobby: futebol e violão. Time do coração é o São Paulo.

Vida Política:

2004 – Candidato a vereador pelo PP – 471 votos (21 anos de idade)

2008 – Eleito vereador, pelo PP, com 927 votos; Presidente da Comissão de Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo; Vice-Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Membro da Comissão de Legislação Participativa

2011 - 2º Secretário da Mesa Diretora.

2012 – Presidente da Câmara (o mais novo da história do Legislativo).

 

Nascido em Bragança Paulista, mas criado em Atibaia desde então, Saulo começou a trabalhar no comércio de seu pai, Sr. Agenor - conhecido como “Agenor do Gás" – aos 15 anos.
Aos 18, assumiu os negócios da família.
Em 2005, com o falecimento do pai, foi se envolvendo cada vez mais com a comunidade do bairro Loanda, onde morava, até ser eleito vereador, quando iniciou sua carreira na vida pública.
Foi um dos fundadores e o primeiro presidente do PSD (Partido Social Democrático) de Atibaia.

Com um posicionamento pessoal e profissional ético e responsável, espírito de liderança e a experiência que desde cedo vem agregando, além do apoio do seu vice, Mario Inui, nasce um caminho novo na vida política de Atibaia: um caminho de credibilidade e renovação.
Saulo é o prefeito mais novo da história de Atibaia. Houve Walter Engracia, com 27 anos, mas não foi eleito, foi nomeado.

Confira as respostas de Saulo ao Atibaia Mania, numa entrevista consistente e objetiva.

 

AM - Qual a avaliação que você faz sobre os segmentos abaixo?

 

Saúde: Acredito que houve avanços na estrutura física da rede de saúde pública, mas é necessário um bom trabalho de gestão e concentração de investimentos em recursos humanos.
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) atendem os bairros, mas necessitam, urgentemente, de mais médicos, de forma a atender a demanda existente. Vamos aumentar e melhorar o efetivo, contratando mais médicos e atualizando os salários, como forma de incentivo à classe. Hoje poucos profissionais se interessam em ocupar uma vaga na rede de saúde pública, justamente em razão dos baixos salários. Com essa medida, a meta é oferecer atendimento nas áreas de Ginecologia, Pediatria e Clínica Geral todos os dias da semana.
Além disso, expandiremos o atendimento até às 18 horas.

Também vamos expandir o Programa Saúde da Família, oferecendo um atendimento mais humanizado e personalizado. Com isso e a melhoria do atendimento nos postos de saúde, a ideia é reduzir a demanda na Santa Casa, concentrando no hospital apenas os pacientes que necessitam de internação.

O investimento em Saneamento Básico, levando rede de água e tratamento de esgoto para toda a população, é outra prioridade do nosso governo.
Através dessa medida, também fazemos um trabalho de prevenção, melhorando a qualidade de vida da população, tendo em vista que Saneamento Básico é uma questão de saúde pública.

 

Educação: As nossas principais ações para a área de Educação se concentram na valorização dos professores, implantando um Plano de Carreira, Cargos e Salários específicos para a categoria e investindo em programas de formação contínua, oferecendo cursos e atualizações para os profissionais da Educação, e em zerar a lista de espera de crianças por vagas em creches - que hoje chega a ultrapassar mil crianças.
Para resolver esse problema, vamos construir novas Creches Municipais e expandir o Programa Creches Comunitárias, a partir de um estudo que detecte realmente os locais de maior necessidade, para que a demanda da cidade seja realmente atendida.
Também vamos investir na me
lhor estruturação das escolas, reduzindo o número de alunos por sala de aula e criando melhores condições de trabalho para os professores, o que acarreta melhoria na qualidade de ensino.


 

Segurança: O objetivo é, até o fim do meu mandato, expandir o sistema de monitoramento por câmeras em toda a área central da cidade e em todas as entradas da cidade, uma luta iniciada por mim já na Câmara Municipal.
Também vamos dobrar o efetivo da Guarda Municipal e aumentar o efetivo da Polícia Militar, através da Operação Delegada – um convênio com o Estado que permite que os policiais militares trabalhem para o Munícipio em seus horários de folga,  em locais determinados pelo prefeito. Para as regiões mais críticas, vamos destinar Equipes de Segurança 24 Horas, com efetivo da GM e da PM e implantar Bases de Segurança.

 

Cultura: O objetivo principal é democratizar e descentralizar a cultura, de forma que os bairros tenham mais acesso e também sejam incentivados a produzir cultura. Precisamos abrir novos editais para pequenos projetos, atendendo as diversidades culturais da cidade e os artistas locais. Fazer com que o Município seja o gestor da cultura e não o produtor. E vamos potencializar os projetos já existentes e que têm dado resultado para a cidade.


 

Turismo: Implantar o Plano Diretor de Turismo, já elaborado pelo trade turístico, em conjunto com representantes e especialistas do segmento, de forma a direcionar melhor os recursos e criar políticas públicas efetivas para o desenvolvimento do turismo na cidade. A criação de roteiros específicos, para vários segmentos da sociedade, e a revitalização dos principais espaços públicos da cidade também fazem parte do nosso Plano de Governo.


 

Habitação popular: Viabilizar moradias dignas para as famílias, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, com moradias de melhor qualidade, mais acessíveis para a população e com entregas mais rápidas. A Prefeitura doa o terreno, reduzindo os custos para os beneficiados - a princípio, moradores com rendimentos de 0 a 3 salários mínimos. O projeto será elaborado após análise e seleção dos terrenos próximos às regiões mais carentes.

 

Planejamento Urbano: Atibaia tem uma economia saudável, com baixa inadimplência. Então, é necessário analisar o Código de Urbanismo e Meio Ambiente (CURMA), já aprovado, reforçando seus pontos positivos e alterando o que for necessário de forma a promover o desenvolvimento sustentável de Atibaia. Também é preciso investir na Infraestrutura, resolvendo a demanda de saneamento básico e investindo para atingir uma meta audaciosa: 100% de pavimentação na área urbana da cidade. Além disso, temos que organizar melhor o trânsito, com um estudo detalhado elaborado por uma equipe de especialistas, criando soluções para desafogar os pontos críticos, viabilizando, por exemplo, rotas alternativas.  


  

Emprego: Para incentivar a geração de emprego, as duas principais ações serão a construção do Centro de Formação, oferecendo cursos de qualidade, em parceria com instituições de renome para os diferentes segmentos da sociedade, qualificando a nossa mão de obra, e a criação de leis de incentivo fiscal mais modernas e eficientes, tanto para atrair novos investidores mas também, e principalmente, para potencializar o comércio e as empresas de Atibaia, aquecendo o mercado local. Também criaremos programa de redução de tributos para os comerciantes locais, que serão calculados de maneira proporcional ao tamanho e rendimentos dos empreendimentos. 


 

Funcionalismo público: Como divulgado durante toda a nossa campanha, faremos o Choque de Gestão, com a redução drástica dos cargos de confiança da Prefeitura, que hoje ultrapassam 400 pessoas, causam o inchaço da máquina administrativa e limitam a capacidade de investimento da Administração Municipal. Paralelo a isso, vamos criar uma comissão, em conjunto com os funcionários de carreira, de forma a reavaliar a Reforma Administrativa e valorizar mais os funcionários de carreira, inclusive na ocupação desses cargos.
Com essa medida, devemos economizar algo em torno de 30 milhões de reais, para investimentos na cidade. Mas quero fazer esta transição de uma forma saudável e tranquila.


 

Patrimônio histórico: Pretendo manter e conservar o patrimônio histórico de Atibaia, preservando o "coração" da cidade sem, entretanto, desviar a atenção dos bairros mais carentes, o que é prioridade nesse momento, tendo em vista os problemas que essas regiões enfrentam atualmente.

 

Crescimento econômico: O assédio para a entrada de novas empresas tem sido grande e a recepção para isso, também. Mas, em um primeiro momento, quero valorizar e criar políticas públicas de incentivo para as empresas daqui.


 

Transporte e Trânsito: A implantação do Sistema de Bilhete Único e Integração de Terminais, com a construção de terminais urbanos nos bairros do Portão, Tanque, Imperial, Ressaca e Centro, barateando e melhorando o transporte coletivo, e a regulamentação do transporte seletivo (por vans) são as principais medidas a serem adotadas para melhorar o transporte coletivo da cidade. Para o trânsito, a mudança começa com a composição técnica da Secretaria de Transportes e Trânsito para tomar decisões melhores em relação a esse setor. Atibaia tem hoje por volta de 80 mil veículos, então, trabalhos e rotas alternativas para desafogar os pontos críticos devem ser feitos por equipe especializada, por pessoas do ramo.

 

Agricultura: Contando com a experiência do meu vice Mario Inui, agricultor de Atibaia desde os anos 60 e que já ocupou, inclusive, o cargo de Secretário de Agricultura, criaremos políticas públicas para a valorização e apoio do produtor rural. Pavimentar as principais vicinais e garantir a manutenção constante das estradas rurais não pavimentadas, com Equipes Exclusivas de Manutenção, e equipes de apoio ao agricultor são algumas das ações que iremos implantar para o desenvolvimento desse segmento. Queremos garantir a qualidade do escoamento da mercadoria e alavancar no mercado outros produtos além dos morangos e das flores, como o chuchu e os produtos de granja, também abundantes por aqui.


 

Base Eleitoral

 

A votação que elegeu o futuro prefeito foi bem distribuída, forte na zona rural, retratando votos conscientes, desejosos de mudança e que reconheceram uma campanha limpa e honesta, que veio crescendo com consistência no decorrer do período eleitoral. A postura do candidato e do partido foram determinantes neste processo.

 

Saulo também acredita que os acontecimentos que antecederam a eleição, que todos conhecem, devem ser apurados, pois a população merece saber a verdade de todos os fatos divulgados pela imprensa local.

 

Outras considerações

 

Composição da Câmara: Houve renovação. Pretendo e vou fazer de tudo para construir um relacionamento saudável e construtivo com todos os representantes da Câmara, pois nosso objetivo é comum: trabalhar pelo bem da população de Atibaia. Em caso de divergências, iremos rever e discutir juntos os projetos, evitando que disputas políticas se sobressaiam ao bem maior, que é o crescimento sustentável da cidade.

 

Novo Shopping: Sei que houve uma Audiência Pública para tratar do assunto e que há um projeto em andamento. Mas pretendo rever o que foi pactuado e a contrapartida que garantirá em benefícios para Atibaia. Apesar disso, sou favorável, do ponto de vista de geração de emprego e renda.

 

Pedágio: Apesar dos nossos esforços na Câmara Municipal para impedir a instalação da praça de pedágio, a luta foi em vão. Como já foi estabelecido o pedágio, o que podemos agora pensar é na criação de rotas alternativas que favoreçam os moradores do entorno, evitando os transtornos causados. A pavimentação das estradas dos Pires e Hisaichi Takebayashi é a nossa saída.

 

Mensagem para o povo de Atibaia: Fica o meu profundo agradecimento pelo reconhecimento do nosso projeto, sincero e verdadeiro, para tornar Atibaia mais forte. Que prevaleça, não só no Poder Executivo, mas também no Legislativo, a ética e a responsabilidade. Agradeço a toda população, em especial aos que me elegeram, e digo que, a partir do dia 1º de janeiro de 2013, governarei igualmente para todos, sem qualquer resquício de conflito de campanha ou animosidade, que evitamos, inclusive, durante todo o processo eleitoral. Convido a todos a darmos as mãos para conquistar o sonho de uma cidade melhor para todos nós.

 

________________________________________________________________________________

Agradecimento do Atibaia Mania: Agradecemos a Roberto Ferraz Alvim Muhlfarth pela agilidade e presteza em nos colocar frente a frente com o novo prefeito de Atibaia, viabilizando essa entrevista.

 


NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 









 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.