ATIBAIA MANIA ENTREVISTA
 

Vitor Carvalho: trabalho e  dedicação em prol da cultura da cidade

AM - Quais são as atribuições da Secretaria da Cultura ?
VC - A Secretaria de Cultura e Eventos tem por finalidade planejar, coordenar, incentivar e implementar ações que visem o desenvolvimento da cultura e a prática de eventos com  finalidades afins, como o turismo por exemplo.

AM - Você ocupa o cargo de Secretário da Cultura desde quando ?
VC - Desde a criação da Secretaria em março deste ano, pela primeira vez na história da cidade, uma Secretaria específica para a área cultural. Mas já ocupava o cargo de Diretor de Cultura na Secretaria de Educação e Cultura desde março de 2003.

AM - Seu trabalho é considerado e valorizado até por adversários do Governo Beto Trícoli. Como você encara esse sucesso e qual foi o segredo para conquistar esse reconhecimento ?
VC - Primeiro, gostaria de destacar que, tudo o que a gente faz com dedicação e amor, as chances das coisas darem certo são sempre maiores. Lógico que tudo é fruto de muito trabalho, de uma equipe que foi se afinando com o tempo e os resultados foram se concretizando. Mas o segredo maior é ter um Prefeito que entende o real valor da cultura, ele é o grande maestro. Sem o apoio e o seu conhecimento na área, nada teria mudado. Então a fórmula é: vontade política, dedicação e pessoas certas nos lugares certos.

AM - Qual é o orçamento destinado para sua área (valor anual e percentual sobre o orçamento total da cidade) ? 
VC - Estamos chegando perto de 2 milhões ao ano, ou 1.3% do orçamento municipal, mas grande parte desta verba vai direto para a folha de pagamento e manutenção dos espaços que não são poucos, e também do calendário anual de eventos. Contamos, também, com importante apoio de empresas, através de leis de incentivo, federal  e estadual.

AM - Como e com que freqüência é feito o planejamento de eventos para a cidade ?
VC - Trabalhamos para fortalecer o calendário anual, através do resgate cultural de nossas tradições, sempre pensando na sua abrangência, de público, no turismo, no comércio etc .

AM - Destaque as principais conquistas da cidade sob o ponto de vista cultural.
VC - Destacando que antes de 2001 a cidade não tinha espaços como Cine Itá Cultural, o Centro de Convenções Victor Brecheret, o Museu de Gravura Olho Latino, a Pinacoteca Municipal, nem tampouco o calendário anual como a retomada das Exposições de Artes Plásticas, os Centros Comunitários, Encontro de Congadas, Festival Internacional de Cinema, Retomada do Carnaval e Folia dos Bonecões, Festival de Inverno, Festival Curta Atibaia (vídeo), Festival Internacional da Imagem Fotográfica, Festas da Uva e do Pêssego, Festas dos Estados e das Nações e projetos como o Música e Cidadania, a Fanfarra campeã mundial, a Orquestra Jovem Sinfônica de Atibaia,  a Orquestra de Viola Caipira de Atibaia, as ações contempladas pelo orçamento participativo como as Oficinas da Cidadania nos Bairros e Circuito Cultural nos Bairros. Lembrando que todas essas ações são resultados de muito trabalho e de todas as secretarias da Prefeitura sempre atuando em conjunto.

AM - Como foi possível viabilizar tantos eventos competindo com verbas em áreas consideradas mais importantes como educação, saúde, infra-estrutura, etc. ?
VC - Como eu já disse, só foi possível pelo total apoio do Prefeito Beto Tricoli, da vontade política, da dedicação, de pessoas certas nos lugares certos, de buscar verbas de incentivos fora do município, enfim bastante criatividade também, pois se ficássemos reclamando que a verba é pouca, não chegaríamos a lugar algum.

AM - Como "socializar' a cultura levando-a para a fatia da população menos favorecida da cidade ?
VC - Entre os grandes desafios, estão a descentralização das ações culturais para os bairros, a democratização do acesso e a construção de políticas culturais com a participação da sociedade.Vários passos importantes já foram dados, como a implantação do orçamento participativo com desenvolvimento de projetos culturais em quase todas as regiões. Atibaia não teve um planejamento adequado no passado e pagamos um preço alto por isso. Quase todos os aparelhos estão no centro e a cidade cresceu muito.Esse desafio não é somente desse governo, mas também de muitos que virão.

AM - Os eventos da cidade (como o festival de inverno, por exemplo) já fazem frente a tradicionais acontecimentos de outras cidade (como Campos do Jordão) ?
VC - Estamos no caminho certo, pois somente realizamos as primeiras edições, enquanto Campos já realiza há muito tempo. Temos elogios, dizendo que a nossa programação tem muita qualidade, que é mais eclética, mas não dá para comparar, o importante é que somos uma boa opção, bem pertinho de São Paulo e tenho certeza que se a cidade der sequência ao longo dos anos, temos tudo para sediar um dos melhores festivais de música do país.

AM - Como podemos garantir esse "crescimento cultural" nos próximos anos ?
VC - A atual administração conseguiu dar um passo importante no âmbito da cultura, mas o desafio continua. E a cidade tem que cobrar dos próximos governantes a sequência de tudo isso. Não por ser uma realização deste ou daquele governo, mas sim para a cidade de Atibaia. Por isso o Festival de Inverno de Campos de Jordão continua até hoje, passando por várias administrações, o Festival de Cinema de Gramado também, que já tem quase 30 edições etc.

AM - O que você recomendaria para o próximo secretário da cultura (caso você não seja convidado a continuar no cargo no próximo Governo) ?
VC-O meu maior desejo é que a pessoa entenda e saiba da importância da cultura para a sociedade, depois o que eu já disse várias vezes: determinação, equipe afinada e muita vontade. E acima de tudo amar esta cidade como eu amo.

Veja abaixo a galeria de fotos

 

 

 


Programação de eventos culturais 2008


Visite as páginas de Congadas e Cavalhada.

 
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.