PERSONA

 

Tito e Gentil – Irmãos barbeiros – Patrimônio de Atibaia

Quem aqui em Atibaia nunca ouviu falar dos irmãos barbeiros, Tito e Gentil, não é daqui ou está há pouco tempo na cidade.

Os dois, sócios e irmãos, donos da tradicional barbearia do calçadão da José Alvim, fazem parte da história da cidade.

Tito, na verdade Alpheu de Lima Mauro e seu irmão Gentil, de mesmo sobrenome, são barbeiros em Atibaia há mais de cinqüenta anos.

Curiosamente, seguindo o exemplo do pai, o velho Francisco de Lima, também barbeiro, casado com Dona Inácia de Mauro, os dois irmãos começaram a cortar cabelos e barbas, em Caetetuba.

Já com salão no calçadão da José Alvim, onde estão instalados há cinqüenta anos, os dois irmãos construíram um verdadeiro patrimônio e são  hoje um exemplo de trabalho, de dedicação, de educação e de boa formação familiar.

Os dois sempre trabalharam, como se diz, de sol a sol. Mas na verdade, muito mais.

Contam os fregueses mais antigos, que os dois irmãos saíam a pé de Caetetuba, ao raiar do sol, para trabalhar na cidade. Já tarde da noite, esperavam muitos estudantes após as aulas para atendê-los.

O salão era fechado em torno das 23:00 horas, quando então os dois retornavam a pé, para passar a noite em casa  e reiniciar o trabalho no dia seguinte.

Tudo isso de segunda a sábado, porque o domingo sempre foi reservado para as grandes paixões dos irmãos barbeiros: a família, a pesca, o futebol e o judô.

Na vida familiar, os dois barbeiros fizeram verdadeiro sucesso. Tito casou com Dona Marita e com ela teve duas filhas: Maria Cecília e Maria Ignácia. Gentil casou com Dona Tina e com ela teve três filhos : Gentil Filho, Tito e Tim. Buscando sempre a boa educação, os dois irmãos barbeiros encaminharam os filhos e todos, os cinco hoje, são médicos formados. Tito é casado hoje com Aparecida e com ela teve mais duas filhas: Carolina e Fernanda, que também estão estudando.

Os dois irmãos  ainda fundaram uma escola de judô, e nela criaram os filhos, que também se destacaram no esporte até internacionalmente. Para exemplificar, Maria Ignácia, Tito e Tim são faixa preta e Gentil Filho chegou a ser campeão brasileiro e sul americano na categoria.

Tito e Gentil também fundaram o Clube Irmãos Veteranos de Atibaia e competiram com dois times de futebol, na cidade e região.

Nos dois times, primeiro e segundo quadros, jogaram pessoas de destaque no futebol brasileiro e na vida artística, como por exemplo o cantor Luís Américo, Clóvis, ex-jogador do Corinthians e Oswaldinho, ex-portuguesa.

Pescadores inveterados, os irmãos barbeiros freqüentam anualmente o Pantanal do Mato Grosso e semanalmente os rios e lagos da cidade e região.

Com esta fama, não faltam na famosa barbearia, as conversas sobre pescaria, as fofocas e piadas picantes mais atuais.

Tanto, que os freqüentadores do salão do calçadão, passam lá para cortar o cabelo e também para estar por dentro dos assuntos do dia a dia.

O salão sempre foi freqüentado por figuras ilustres, como o saudoso Sílvio Caldas, o técnico Cilinho e atores de televisão, que sempre se deslocaram da capital, somente para cortar o cabelo em Atibaia.

Entre outros tantos acontecimentos que fazem parte da história da barbearia, destaca-se o fato de que a Seleção Brasileira deFutebol, comandada por Paulo Machado de Carvalho e pelo técnico Vicente Fiola, ao preparar-se para a Copa de 1958, ano em que o Brasil foi campeão, alojou-se para treinamento em Atibaia.

Na época, passaram pela navalha e pela tesoura, nas mãos hábeis de Tito e Gentil, todos os comandantes do escrete nacional, jogadores e grandes craques como o Capitão Belini, Djalma Santos, Nilton Santos, o então jogador e hoje técnico Zagalo e o próprio Pelé.

Nesse histórico, muitas famílias freqüentaram o salão do Tito e do Gentil, por até quatro gerações; ou seja, contam algumas famílias, que pelas cadeiras da barbearia, já passaram o avô, o filho, o neto e o bisneto.

Os dois irmãos inclusive já projetaram o nome da cidade até na televisão, quando participaram de comerciais e propagandas veiculadas a nível nacional.

Para valorizar esse grande exemplo de trabalho e de vida, outro cidadão de Atibaia não menos ilustre, que freqüenta o salão há cinqüenta anos, promoveu uma comemoração aos irmãos barbeiros. Trata-se de outra figura de destaque na cidade, não menos importante nem menos famosa.,que é o ex-prefeito, ex-vice-prefeito e hoje vereador Takao Ono.

Os irmãos barbeiros são considerados um exemplo a ser seguido e um patrimônio de Atibaia.

Parabéns aos queridos TITO e GENTIL!

Homenagem  da Câmara  de Atibaia

 

 

 

 
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.