PERSONA

João Baptista Pires de Camargo
(Mocinho)

 
Um atibaiano de verdade !  

Não foi à toa que resolvemos prestar esta homenagem ao "velho" Mocinho, que no dia 20 de junho de 2005 completou 92 anos.

Nascido em 20 de junho de 1913, Mocinho era considerado  um dos últimos representantes dos atibaianos "à moda antiga".

Tratava-se de um verdadeiro amante de sua terra natal, para quem Atibaia era realmente o paraíso quase possível na Terra.

Quem conheceu o Mocinho, como era chamado carinhosamente pelos amigos, sabia do genuíno amor que ele nutriu por essa terra, em cada dia de sua vida.

Atibaiano de nascimento e de coração, filho de Francisco Pires de Camargo (Chico Pires) e Albertina Miele Pires, passou sua infânia e adolescência em Atibaia, onde dedicou, junto com sua família, incontáveis esforços direcionados a tudo que pudesse prestigiar e promover esta cidade.

Casou-se em 14 de maio de 1938 com a baiana Maria de Lourdes da Rocha Pires de Camargo, com quem teve dois filhos: Sonia Maria Pires de Camargo de Oliveira Ribeiro, casada com Dario Sebastião de Oliveira Ribeiro Neto e Roberto Sérgio Pires de Carmargo, casado com Camila Afonso dos Santos Pires de Camargo.

Também teve cinco netos: Renata, casada com José Pires Alvim Neto, Paula, casada com Márcio de Jesus Costa, Rodolpho, casado com Fernada Ramires, Álvaro e Roberta, casada com  Thiago Martins. E sete bisnetos: Rodrigo, Pedro, Maria Beatriz, Raphael, Gabriel, Ricardo e Heloísa. 

Estudou e formou-se em São Paulo/Capital onde desenvolveu longa e vitoriosa carreira profissional nas empresas do grupo Pignatari.

Cultivou enquanto viveu os valores antigos não deixando de comparecer à tradicionais festas religiosas e folclóricas de Atibaia.

Faleceu aos 92 anos no dia 30 de janeiro de 2006 e foi sepultado no Cemitério São João Baptista, em Atibaia, terra que tanto amou.

Em sua homenagem, em 13/10/2010, através do projeto  elaborado pelo Vereador Wilson de Vasconcelos Veiga (Baixinho), foi aprovada a denominação de rua com seu nome no Loteamento Residencial Panorama. Projeto transformado em lei municipal número 3.925.

Esse presente eternizou o nome dele numa das ruas de sua querida Atibaia, assim como no coração daqueles que reconheceram nele a pessoa amiga e leal, que viveu dignamente, deixando saudades e um grande legado de amor por essa terra.

A você Mocinho, um grande abraço de todo povo de Atibaia !

 

 

Família João Baptista Pires de Camargo:
Sônia, Roberto, Mocinho e Lourdes

 
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.