PONTOS TURÍSTICOS

 

Museu Ferroviário Dinâmico

Uma das principais atrações da cidade é o Museu Ferroviário Dinâmico, fundado em 1988 pelo empresário José Augusto Roberto.

Trata-se de uma autêntica estrada de ferro do século XIX, que proporciona ao visitante uma verdadeira "volta ao passado".

O museu está integrado ao complexo do Center Park de Atibaia, que abriga uma linha férrea com cerca de 2,5 km de trilhos restaurados, além de ponte, locomotivas e vagões. Duas máquinas a vapor percorrem a linha: Uma "Mogul" inglesa (a Conde de Três Rios, a primeira adquirida pela E.F. Bragantina) e uma "Baldwing" americana, de 1893. Elas são as "Marias-Fumaça" mais antigas em operação da América do Sul e encontram-se em perfeito estado de conservação. Dois vagões de passageiros, com acomodação para 110 pessoas, são utilizados no transporte de pessoas.

Logo na entrada do Parque avistam-se dois vagões lanchonete, com capacidade de 48 pessoas cada. Outra surpresa é a réplica de uma estação ferroviária em estilo inglês, que alem de servir como cenário de gravações para televisão, contém painéis fotográficos e objetos históricos referentes à E.F. Bragantina. Paralelo a esse roteiro cultural, o freqüentador tem a sua disposição um lago artificial, com 11.000 m2 e 25 pedalinhos, dois playgrounds, pista de Motocross e um amplo estacionamento grátis.

O museu Ferroviário Dinâmico está localizado a Av, Jerônimo de Camargo (antigo leito da Estrada de Ferro Bragantina), no Bairro Estoril, bem próximo a entrada da cidade.


E-mail:
contato@mariafumacadeatibaia.com.br

Local encontra-se fechado no momento 

 
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.