ONG VIVA VIDA

ONG VIVA VIDA 

 

ONG VIVA VIDA  

1. INTRODUÇÃO

A Entidade começou suas atividades do ano de 2011 no dia 03 de janeiro, nas 3ªs,4ªs e 5ªs feiras.

Neste ano, além das Oficinas Terapêuticas; Atividades Físicas com enfoque ao fortalecimento físico, Oficinas de Culinária, Jardinagem, Reciclagem de óleo usado em sabão, Mediação de leitura, Dança Sênior, Teatro, Jogos Interativos e de Socialização, oficinas de Geração de Renda; com ênfase nas Oficinas de AVD (Atividades da Vida Diária).

Desde o segundo semestre de 2009,a entidade teve como objetivo “amadurecer” os atendidos: com leituras mais adultas, discussão de regras e condutas, até decisões internas de passeios e atividades.

Em junho, a sede da entidade foi para a Rua da Imprensa, em um local cedido por um empresário no bairro Terceiro Centenário e aumentou sua carga horária. De segundas a sextas-feiras, das 9:00h às 16:00h com alguns atendidos almoçando (traziam a refeição de casa, ou pediam marmitas) na instituição.

Obteve-se novamente parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social – SADS, o que possibilitou o pagamento da equipe composta por: Assistente Social, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional e Pedagoga.

Ocorreram reuniões pedagógicas semanais, reuniões com a diretoria mensalmente e reuniões com os pais bimestralmente.

Além da equipe técnica, a entidade teve a colaboração de vários voluntários, entre eles uma Auriculoterapeuta e uma Cabelereira.

Este ano, ampliou-se o público atendido com a mudança de Estatuto, que objetivou multiplicar as ações da Entidade.

Em junho, a Entidade, em gestão compartilhada com a Prefeitura de Atibaia, assumiu o Projeto “Lar Viva Vida” que tinha por objetivo o acompanhamento às Famílias de Crianças e Adolescente em situação de risco e dar acolhimento Institucional provisório aos mesmos.

No ano de 2011 tivemos também Repasses de verba da Prefeitura para pagarmos funcionários que prestaram serviços em dois outros Projetos:

Projeto Mestria que tinha por objetivo oferecer um espaço de encontro, escuta e acolhimento para famílias, crianças e adolescentes beneficiárias de Programas Sociais que se encontram em situação de risco social.

Projeto de Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Risco, que tinha por objetivo atender as pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia  e/ou sobrevivência assegurando-lhes atendimento e atividades para o desenvolvimento de atitudes de sociabilidade na perspectiva de fortalecer vínculos interpessoais e/ou familiares.

Projeto de “Acompanhamento às Famílias das Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento Provisório”

Projeto Loja Amiga

Em dezembro de 2011 a organização adquiriu uma loja que tem como objetivos ter um local fixo para comércio das peças feitas em nossas oficinas, um local de estágio para que nossos atendidos recebam treinamento na área de comércio, atendimento ao cliente, além de um local para escoar produtos feitos por outras entidades que trabalham com projetos de Geração de Renda e artesãs beneficiárias de Programas sociais e que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.

2. Programa “Casa Amiga”

A seguir, nos quadros abaixo, a síntese de todas as atividades desenvolvidas ao longo de 2011, e descrição de cada uma delas.

A)   Participação em eventos de “emponderamento” da Equipe:

DATA

ATIVIDADES

LOCAL

29/01,05,12,19,26/02,

05,12,19,e 26/03

Geração de Renda – Curso de Encadernação Manual de Livros

Sesi – São Paulo

23/02

Reunião DRAS - Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - SP

28/03

Curso de Ovos de Páscoa

Spani Atacadista - Atibaia

14,15,16 e 17/04

REATCH

Centro de Convenções Imigrantes

28/04

Fórum Permanente de Inclusão

Auditório do Hospital Novo - Atibaia

26/07

Conferência Municipal de Assistência Social

Centro de Convenções Victor Brecheret

09/08

Curso de Pão de Mel e Trufas

Spani Atacadista - Atibaia

19/08

Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

Fórum da Cidadania

25/08

Fórum Permanente de Inclusão

 Centro de Convenções Victor Brecheret

27/08

2ª. Conferência Municipal da Juventude

 Centro de Convenções Victor Brecheret

18/09

2ª. Conferência Regional da Juventude

Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”- Campinas

04 a 06/11

2ª. Conferência Estadual da Juventude

Campus UNAERP – Guarujá

15 a 17/12

ONG Brasil – III Fórum de Organização do Terceiro Setor e Parcerias Intersetoriais

Expo Center Norte –

São Paulo

 

Sempre que possível a entidade tenta ir com o maior número de pessoas envolvidas,  desde a equipe técnica e voluntária aos eventos que pudessem oferecer informações e novidades na área em que atua.

Este ano, a equipe juntamente com os atendidos participou de um curso de Ovos de Páscoa no Spani Atacadista, e logo após o evento, resolveu-se montar uma oficina de Ovos de Páscoa:  pegou-se encomendas, confeccionou  e vendeu os mesmos. Do valor total das vendas, 20%  ficaram para a Instituição e o resto foi dividido entre os membros que participaram da oficina.

A X Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech 2011), em São Paulo, é considerada a segunda maior do mundo do setor. Ela traz lançamentos de produtos e serviços para pessoas com deficiência, além de levantar forte debate sobre o tema. Este ano, além da equipe técnica,  a entidade conseguiu com a ajuda do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, levar dois atendidos e familiares ao evento.

O Fórum Permanente de Inclusão foi um evento realizado pela Prefeitura de Atibaia através do Caade (Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional) e do CMPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência). O evento aconteceu em duas ocasiões: nos dias 28 de abril e 25 de agosto. No primeiro encontro foi apresentado o Projeto Pessoa com Eficiência que foi dividida em  duas palestras: “Do atendimento substitutivo ao complementar e suplementar: novas trajetórias e desafios para a educação especial”,  ministrada pela Dra. Rosângela Gavioli Prieto, que é docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a segunda palestra foi: ”Administrar a Inclusão – Desafios do Aprender a Aprender”, ministrada pelo Professor Moacyr Bagnareli,  formado em Filosofia pela Arquidiocese de Ribeirão Preto, Serviço Social UNAERP, educador social, especialista em formação de formadores e programas comportamentais.

Devido à transversalidade do tema Deficiência, a entidade percebeu a necessidade de conhecer de maneira mais aprofundada, as necessidades dos vários segmentos que fazem parte da vida da pessoa com deficiência, e por isso, parte da equipe técnica participou de uma série de Conferências Municipais. Na Conferência Municipal da Assistência Social, a monitora, Luciana, foi eleita delegada para defender as propostas do Município na Conferência Regional.

A entidade participou também da Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, o que foi importante por emponderar a equipe sobre questões como: violência, saúde, trabalho e família na vida das mulheres.

Na Conferência Municipal da Juventude, Luciana, foi novamente eleita delegada. Na etapa regional, que aconteceu em Campinas, ela foi eleita delegada para passar a etapa Estadual.

Outro evento de grande destaque nosso calendário é a Feira e Congresso Internacional para ONGs Brasileiras (ONG Brasil) onde estiveram unidos o Terceiro Setor, Governo e Iniciativa Privada, direcionada para o desenvolvimento e a capacitação das Organizações Não Governamentais Brasileiras objetivando assim, um Brasil cada vez mais solidário, justo e sustentável. Este ano foi a terceira edição do evento, que teve a participação desta entidade pela terceira vez consecutiva.

Paralelos ao evento foram realizados vários minicursos, que  empoderaram  a equipe em vários assuntos como: Captação de Recursos, Planejamento Estratégico para Captação de Recursos, Elaboração de Projetos, Nova Lei da Filantropia, entre outros.

 B)   Eventos com os atendidos

 

DATA

ATIVIDADES

LOCAL

10/01

Início das atividades do 1º semestre

Sede da Instituição

03/02

Reunião e Confraternização de Início de Ano – Equipe, pais e atendidos

Sede da Instituição

03/03

Festa de Carnaval

Sede da Instituição

26/05

Filme

Fórum da Cidadania

16/06

Festa Junina

Sede da Instituição

25/06

Mudança da Sede da entidade.

 

12/07

Início das atividades do 2º semestre

Sede da Instituição

08/09

Passeio a Festa das Flores e Morangos de Atibaia

Parque Edmundo Zanoni

04/10

Dia da Beleza

Sede da Instituição

17/11

Caça ao Tesouro

Parque Edmundo Zanoni

24/11

Passeio ao Gel Lanches

Lanchonete “Gel Lanches”

08/12

Comprando Presentes do Amigo Secreto

Loja União 1,99

12/12

Lanche no “Fazendinha”

Bar e Restaurante “Fazendinha”

14/12

 Festa de Encerramento Ano Letivo

Pousada das Estrelas

Este ano a entidade e a equipe deram ênfase em ser realmente um Centro de Convivência.

A Festa de Carnaval foi toda elaborada pelos atendidos: desde os enfeites, decoração e algumas fantasias, com baile e “comes e bebes” no final.  Antes tinham visto na Internet o histórico, costumes, características regionais e inúmeras imagens do que é esta festa popular. 

No dia 26 de maio, a entidade foi convidada pela Secretaria de Cultura para assistir uma seleção de filmes em curta-metragem   no Fórum da Cidadania que fizeram parte de Festivais de Cinema Infanto-Juvenil.

A Festa Junina, tal como a do Carnaval foi planejada, pesquisada e realizada em conjunto com os atendidos. Depois de pesquisas na Internet, executaram a decoração, o cardápio e esta festa encerrou o semestre.

O segundo semestre teve início no dia 12 de julho já na nova sede da entidade, onde o atendimento passou a ser de segunda à sexta das 09:00h às 16:00h.

No segundo semestre a equipe da entidade realizou várias atividades externas, que teve sempre por objetivo a participação e a interação dos mesmos na sociedade.  A primeira delas foi o passeio para a Festa das Flores e Morangos de Atibaia,no Parque Edmundo Zanoni.

A entidade conseguiu que as mães dos atendidos também entrassem gratuitamente, proporcionado uma experiência nova única de diversão e integração familiar.

Trabalhando com os atendidos, notou-se que vários deles, não têm noções de higiene e limpeza, por isso, a equipe resolveu fazer uma oficina especial, que foi batizada de “Dia da Beleza”. Durante esta oficina os atendidos aprenderam a lavar os pés, pentear os cabelos, lavar e cuidar da pele do rosto, e no caso das meninas, a  se maquiar.

No Parque Edmundo Zanoni aconteceu uma Caça ao Tesouro, atividade na qual os atendidos procuraram através de pistas espalhadas pelo parque um delicioso tesouro, e saborearem um lanche comunitário.

Desde 2009, a Lanchonete Gel Lanches oferece uma tarde para nossos atendidos, e neste ano aconteceu no dia 24 de novembro, ocasião esta que aproveitou-se para comemorar os aniversariantes do mês de novembro.

Todos os anos, na Festa de Natal, realiza-se um Amigo Secreto, e este ano foi decidido fazer uma tarde de compras na Loja União. Esta atividade teve por objetivo familiarizar os atendidos com o dinheiro e troco, aumentando a sua independência e autonomia.

Uma semana antes da festa de encerramento, os atendidos tiveram outra atividade externa: lanche oferecido desta vez pelo Bar e Restaurante “Fazendinha”, localizado na Alameda Lucas Nogueira Garcêz.

Este ano, a festa de encerramento foi na Pousada das Estrelas localizada na Rua da Imprensa,118.

Segue na tabela abaixo, os nomes dos atendidos.

 

1

Alexandre Ferreira Petrucci

2

Angélica Kazuyo Yamaguti

3

Carina Aparecida de Souza

4

Danilo Donizete Fernandes da Silva

5

Darvyn Morais

6

David do Nascimento da Silva

7

Eliana Aparecida da Luz

8

Fábio Shiniti Yokoyama

9

Jarbas José Rosa Filho

10

Lauro

11

Luis Aparecido Locatelli

12

Márcia Mourão

13

Marcio Camilo de Oliveira

14

Raquel Cherfen Zigaib

15

Regiane Salvina da Silva

16

Reginaldo dos Santos Silva

17

Suzana Silva Pereira

18

Thiago Jose Bueno Silveira

19

Washignton Luis Ruisuke Kimura


C)   Eventos para captação de recursos

 

DATA

ATIVIDADES

LOCAL

01,04,08,11 e 18 de abril

Oficina de Ovos de Páscoa

Sede da Instituição

14 e 15 de maio

Bazar Beneficente

Estação do Bairro do Tanque

3,4,5,10,11,12,17,18,19,24,25 e 26 de junho

Festa da Cidade

Praça da Matriz

2,3,4,7,8,9,10,11,16,17,18,23,24 e 25 de setembro

Festa das Flores e Morango

Parque Edmundo Zanoni

 

No fim do mês de março, parte da equipe e duas atendidas fizeram parte de um curso de confecção de Ovos de Páscoa realizado pelo “Spani Atacadista”.  Esta oficina foi muito proveitosa, pois os atendidos envolvidos tiveram a oportunidade de aprender o manuseio do chocolate, a confecção da embalagem e a noção do valor do dinheiro.

A Festa da Cidade foi um conjunto de eventos para comemorar o aniversário de Atibaia. Este ano, devido ao início das atividades da Entidade no projeto “Lar Viva Vida”, a entidade  terceirizou a barraca, que vendeu vinho quente e cuscuz, além de peças de artesanato           

A Festa das Flores e Morango de Atibaia é o evento mais tradicional da cidade. Neste ano, além de trabalhos feitos pelas nossas oficinas de Geração de Renda, a entidade contou com a  contribuição de alguns artesões da cidade que cederam trabalhos para serem vendidos em consignação.   

                        D)Outros

 

DATA

ATIVIDADE

LOCAL

03/02

Reunião do CMPD

Fórum da Cidadania

03/02

Reunião do CMAS

Fórum da Cidadania

03/03

Reunião do CMPD

Fórum da Cidadania

03/03

Reunião do CMAS

Fórum da Cidadania

07/04

Reunião do CMPD

Fórum da Cidadania

07/04

Reunião do CMAS

Fórum da Cidadania

05/05

Reunião do CMPD

Fórum da Cidadania

05/05

Reunião do CMAS

Fórum da Cidadania

02/06

Reunião do CMPD

Fórum da Cidadania

02/06

Reunião do CMAS

Fórum da Cidadania

10/06

Reunião do COMDICA

Fórum da Cidadania

07/07

Reunião do CMAS

Fórum da Cidadania

08/07

Reunião do COMDICA

Fórum da Cidadania

04/08

Reunião do CMPD

Fórum da Cidadania

04/08

Reunião do CMAS

Fórum da Cidadania

12/08

Reunião do COMDICA

Fórum da Cidadania

01/09

Reunião do CMPD

Fórum da Cidadania

01/09

Reunião do CMAS

Fórum da Cidadania

09/09

Reunião do COMDICA

Fórum da Cidadania

06/10

Reunião do CMPD

Fórum da Cidadania

10/11

Reunião do CMPD

Fórum da Cidadania

18/11

Reunião CMAS

Fórum da Cidadania

Três pessoas da Instituição fazem parte do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) da cidade. São realizadas reuniões mensais onde atividades e ações pró Pessoas com Deficiência são discutidas.

A entidade também participa das Reuniões do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

 2. Projeto “Lar Viva Vida”

Em maio deste ano, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) da Estância de Atibaia convidou esta entidade para uma parceria, para administrar em  Gestão Compartilhada um Abrigo Institucional para crianças  e adolescentes de 0 a 18 anos de ambos os sexos, alguns deles em conflito com a lei, no bairro do Alto de Alvinópolis,  na rua Jacinto Silva 660. Este projeto foi denominado “Lar Viva Vida” e teve início em junho de 2011 com três adolescentes.

A partir do momento que o número de atendidos pelo projeto quintuplicou (de três foi para quinze adolescentes), o número de intercorrências aumentou, o que deflagrou a saída de nossa entidade do projeto no fim de agosto de 2011.

    3. Projeto “Loja Amiga”

Em dezembro de 2011 a entidade adquiriu uma loja localizada na Rua Adolfo André, 478 bloco 1 – Centro. Neste espaço já aconteciam aulas de artesanato tais como: aulas de pintura em tecido, telas, objetos de MDF (madeira) e porcelana, aulas de Patchwork, bordados e fuxico. Vendia-se também peças de artesanatos que ficavam em consignação de artesãs diversas. Com o Projeto Loja Amiga a entidade tem agora um local fixo para comércio das peças feitas em suas oficinas, um local de estágio para que os atendidos recebam treinamento na área de comércio além de um local para escoar produtos artesanais feitos em outras entidades que trabalham com projetos de Geração de Renda e artesãs beneficiárias de Programas Sociais que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.

Com a aquisição da loja, a entidade adquiriu também, além de uma nova forma de fomento.

 4.  Projeto Maestria

TOTAL DE FAMÍLIAS ATENDIDAS NO PERÍODO: 203

Como anteriormente citado este projeto teve por objetivo oferecer um espaço de encontro, escuta e acolhimento para as famílias Beneficiárias de Programas Sociais: Bolsa Família, Renda Cidadã, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e adolescentes da comunidade e beneficiários do Programa Social Ação Jovem, e outros que se encontravam em situação de vulnerabilidade e risco social.

As oficinas sócioeducativas aconteceram nos bairro da Usina, Maristela II, na E.E. Renato de Azevedo Rezende e Creche Comunitária Mãe Natureza no bairro Itapetinga, e eram de:

 Arte em Madeira e Tecido                                        Artesanato em MDF

Artesanato com Tecido                                            Artesanato em Pano de Prato

Artesanato em Feltro                                               Artesanato em Geral

Capoeira                                                                  Hip Hop

Oficina Creche e Escola Estadual

 

USINA - Centro de Convivência -Total de 14 participantes entre 20 e 40 anos.

 

1

Alessandra Carmioto de Paula

2

Andréia de Oliveira da Silva

3

Ângela Maria Bueno

4

Daiane Pereira dos Santos

5

Daniele Vitória Bueno Neves

6

Edna Janaína Cardoso de Oliveira

7

Fabiana Bueno de Jesus

8

Gabriele Stefani Bueno

9

Maria Arlete Ribeiro de Melo

10

Maria Camila dos Santos Izaías

11

Marlene Cardoso de Oliveira

12

Nazir dos Santos Izaías

13

Patrícia da Silva Bueno

14

Sueli Martins Bernadino da Silva


ITAPETINGA - Centro Comunitário -  Total de 14 participantes entre 7 e 10 anos

 

1

Gabriela Santos Pereira Barros

2

Graziele Garcia Moreira

3

Lucas Silva Alcantara Chagas

4

Marcos Vinicius Ferreira Sardinha

5

Mayara Ap. da Silva Camargo

6

Miguel Arcanjo Nogueira

7

Paola Elisandra Bueno Lima

8

Paulo Ricardo Muniz

9

Pedro Henrique Xavier Barbosa

10

Pedro Luis Bueno Lima

11

Suelen Souza Alves dos Santos

12

Taciele Amaide de Lima

13

Thaynara Pereira da Silva

14

Vitor Scarelli de Oliveira


MARISTELA II – Centro de Convivência – Capoeira - Total de participantes - 32 entre 5 e 30 anos

 

 

1

Ana Beatriz A. Rosário

2

Anderson Gabriel Conselheiro

3

Daivid Bezerra Silva

4

Daniel Alencar da Silva

5

Danton Gabriel  F. dos Santos

6

Diogo Leonardo  da Silva

7

Gabriel Conselheiro

8

Giovanna Lima de Oliveira

9

Joel Aparecido Felipe

10

Jonas Aparecido Felipe

11

Jonathan Monturi

12

Kaique do Santos

13

Kauan Souza Lima

14

Kauê G. Rocha Neto

15

Leandro Pires

16

Leonam Rafael Santos da Paixão

17

Leonardo Poloni Dias

18

Luan Darling Santos da Paixão

19

Marcos de Lima Cosmo

20

Maria Eduarda dos Santos

21

Matheus Silva Nunes

22

Michael Silva Nunes

23

Paulo Ricardo Felix de Brito

24

Pedro Henrique

25

Rafael Aparecido Coimbra

26

Rafaela Pereira

27

Rodrigo Cherfen Zigaib Gonçalves

28

Rodrigo da Silva dos Santos

29

Silvano Santos Mendonça

30

Taiara Guimarães Filho

31

Vanderlei Araujo Barreto Filho

32

Vinicius Silva de Oliveira


ITAPETINGA – Creche Comunitária Mãe Natureza – 14 mães e respectivos filhos

Esta oficina priorizou a o atendimento das mães e seus filhos. No trabalho desenvolvido com as mães, a psicóloga procurou esclarecer e ajudar na melhoria do relacionamento familiar e social.

 

 

1

Antonio Henrique da Cruz

2

Débora dos Santos

3

Eduardo Alves de Araújo

4

Eduardo dos Santos Nunes

5

Elisabeth Aparecida de Lima

6

Emília Alice Torres Araújo

7

Gabriel Novaes Gomes Pinto

8

Lucas Ferreira

9

Naia Simone Novaes da Cruz

10

Nilza Batista dos Santos

11

Renata Isidoro Ferreira

12

Rodrigo Faria dos Santos

13

Sandra Novaes Gomes

14

Vitor de Lima Souza Lopes


MARISTELA II - Hip-Hop - Total de 9 crianças entre 8 e 14 anos.

Foi uma oficina que trabalhou além do equilíbrio corporal e postural das crianças, várias qualidades físicas básicas e psicológicas para um bom desenvolvimento de qualquer indivíduo.

 

1

Alef Aparecido Coimbra

2

David Bezerra Silva

3

Giovanna Lima de Oliveira

4

Joel  Aparecido Felipe

5

Jonas Aparecido Felipe

6

Jonathan Monturi

7

Rafael Aparecido Coimbra

8

Rafaela Pereira Garcia

9

Vinicius Silva de Oliveira


5. Projeto de “Acompanhamento às Famílias das Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento Provisório”

O foco desse projeto foi trabalhar com as famílias das crianças e adolescentes acolhidos, as questões que levaram ao acolhimento institucional e traçar estratégias e ações a serem desenvolvidas tendo em vista a superação dos motivos que os levaram ao afastamento do convívio familiar.

No ano de 2011, 24 famílias atendidas pelo projeto, 09 crianças e adolescentes retornaram ao convívio familiar e continuam sendo acompanhadas pelo CREAS. Abaixo segue tabela 01 com a lista destas famílias atendidas ao longo do ano, e tabela 02 com lista das crianças/adolescentes reintegrados.

 TABELA 01:

Nome da Criança/Adolescente

Nome Responsável

Instituição

Elena Dandara da Silva

Laísla Rafaela Vitória

Marissol (genitora)

Morada da Luz

Elton Souza Prado

Elzo Luigi de Souza

Eric Luigi de Souza

Janes E. S. Prado

Márcia e Ismael (genitores)

Morada da Luz

Jonathan Costa Silva

Juracy (avó paterna)

Morada da Luz

William Mantini

Mateus Mantini

Adriano Mantini

Vitor Gabriel Mantini

Fernanda M. De Jesus

Rosângela (genitora)

Morada da Luz

Letícia R. Leite

Wellington Felipe da Silva

Sandra (genitora)

Morada da Luz

Genivaldo A. C. Leite

Janaína (irmã)

Nosso Lar

Gílson Aparecido

Célia (genitora)

Gilberto (irmão)

Nosso Lar

Gustavo Henrique S. Duarte

Alexandre (tio)

Fátima  (avó materna)

Nosso Lar

José Lucas F. C. dos Santos

Maria Piedade (genitora)

Nosso Lar

 

Luiz Frederico de Camargo

Daniela (genitora)

Nosso Lar

Luan Carlos de Moraes

Luca Carlos de Moraes

Mateus Carlos de Moraes

Maria Inês (genitora)

Nosso Lar

Nome da Criança/Adolescente

Nome Responsável

Instituição

Patrícia  Delprat dos Santos

Rosana Delprat Dos Santos

Joaquina  (genitora)

Lar Mariquinha

Samara Ap. Rodrigues

Vanessa Ap. da Silva

Célia  (genitora)

Lar Mariquinha

Flávia M. de Oliveira

Andreia  (genitora)

Lar Mariquinha

Jaine de Oliveira Santos

José e Maria (genitores)

Centro Apoio

Francieli de Oliveira Silva

Kary Helen Ap. De Oliveira

 

Bernadete (genitora)

 

Casulo

Leandro Delprat

Joaquina (genitora)

Casulo

Francieli C. Goes de Oliveira

Sílvia Helena( genitora)

Casulo

Orlando Junio  A.  da S. Costa

Juracy (avó paterna)

Casulo

Gabriela Oliveira Jacinto

Nelson (genitor)

Casulo

Samara F. Braner

Luiz e Clarice (genitores)

Casulo

Encaminhamentos- Recurso usado para encaminhar à rede local, de acordo com as demandas identificadas durante os atendimentos/acompanhamentos.

 TABELA 02

Crianças/Adolescentes

Reintegrados

William Mantini

Mateus Mantini

Adriano Mantini

Vitor Gabriel Mantini

Fernanda M. De Jesus

Rosângela (genitora)

Flávia M. de Oliveira

Andreia  (genitora)

Cristiane Ramos Orro

Irene  (genitora)

Francieli C. Goes de Oliveira

Sílvia Helena( genitora)

Samara F. Braner

Luiz e Clarice (genitores)

 

                                                                                  Nelma Leymi Osaki Akinaga

                                                                                   Presidente

 

 
 
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.