CULTURA

Vitor Carvalho: 10 anos de muito trabalho e conquistas à frente da Secretaria da Cultura de Atibaia


Perfil:

Nome: Vitor Carvalho
Naturalidade: Atibaia
Data de Nascimento: outubro de 1970
Escolaridade: Mestrando em Artes Visuais na Unicamp.
Atividade Profissional:Artista Visual, professor e produtor cultural
Família: Esposa Daniela e filha Carolina.
Hobby: meu personagem Uncle Dunha.

 

AM – Há quanto tempo você trabalha na Secretaria da Cultura da cidade?
VC - Desde março de 2003, primeiro como diretor de cultura, depois como secretário de cultura e nos últimos 04 anos como secretário adjunto, do meu grande mestre Edson Beleza.

 

AM – Durante esse tempo, na sua opinião, quais foram as principais conquistas para o desenvolvimento cultural da cidade?

VC - O fortalecimento do Calendário anual de eventos e uma série de conquistas: A aquisição do Cine Itá , que será inaugurado no próximo ano, o  Centro de Convenções Victor Brecheret com todas as suas atividades, o Museu de Gravura Olho Latino (Bienal do Esquisito e Bienal de Gravura),  a retomada das Exposições de Artes Plásticas (Encontro de Artes Plásticas de Atibaia,evento nacional) os Centros Comunitários com oficinas para a população (através do orçamento participativo), o Encontro de Congadas, o Revelando São Paulo Entre Serras e Águas (grande evento da cultura tradicional Paulista) o Festival Internacional de Cinema, Retomada do Carnaval e Folia dos Bonecões, Mostra Estudantil de Teatro, Festival de Inverno, Festival Curta Atibaia (vídeo), Festival Internacional da Imagem Fotográfica, Festa Nordestina, o Grito do Rock (evento nacional, com apresentação de diversas bandas), projetos como o Música e Cidadania, com a Fanfarra campeã mundial, Projeto Cinema e Cidadania (Oficinas de cinema nas escolas municipais) , Projeto Guri (música),a formação dos núcleos de viola caipira, as parcerias com o Governo do Estado, através do Circuito Cultural Paulista e com o SESI, com seu Circuito Cultural (eventos que contemplam a cidade com apresentações mensais de teatro, música e dança), Editais de apoio aos artistas da cidade com publicação de livros, gravação de Cds, documentários e apresentações diversas, criação junto ao Conselho Municipal de Cultura do Fundo Municipal de Cultura, que poderá ser acionado no próximo ano.

 

AM – Relacione os eventos/anos que foram realizados na cidade. Se possível colocar a estimativa de público que cada evento obteve.

VC - O Encontro de Artes Plásticas de Atibaia teve seu resgate em 2003 e foi realizado anualmente até este ano.

O Festival Internacional da Imagem Fotográfica de Atibaia, idem

O Festival de Inverno começou em  2003 e foi realizado anualmente até este ano

O Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual começou em 2006 e foi realizado anualmente até este ano.

O Curta Atibaia (Festival Municipal de Curta Metragem) idem.

O Revelando São Paulo Entre Serras e Águas começou em 2008 e foi realizado anualmente até este ano.

O Encontro de  Congadas começou em 2003 e foi realizado anualmente até este ano.

A folia com Bonecões foi retomado em 2002 e foi realizado anualmente até este ano.

A Mostra estudantil de Teatro começou em 2007 e foi realizado anualmente até este ano.

 

Anualmente todos estes eventos atingem em média mais de 100 mil pessoas.

 

Grandes nomes do cenário artístico nacional se apresentaram em nossa cidade, alguns destaques: Itamar Assunção, Chico Cézar, Arnaldo Antunes, Teatro Mágico, João Bosco, Lobão, Egberto Gismonti, Dominguinhos, Lenine, Ed Motta, Tom Zé, Maria Gadú, Pato Fú, Vanessa da Mata, Nasi, Tributo aos anos 80 (Marcelo Nova, Kid Vinil, Roger), Luiz Melodia, Edgard Scandurra, Zé ramalho, Ira!, Paulinho da Viola, Guilherme Arantes, Zeca Baleiro, Moraes Moreira, Juca Chaves, Toquinho, Renato Teixeira, Almir Sater, Demônios da Garôa, 14 Bis, Kleiton e Kledir, Sá e Guarabira e Zé Rodrigues, Rita Lee, Altemar Dutra Jr, Pena Branca, Leci Brandão, e muitos outros.

 

AM – A Secretaria da Cultura teve participação estimulando ações como Congada, FAMA, OVCA, etc? Se sim, como você avalia o crescimento desse tipo de manifestação cultural durante esse tempo?

VC - Sim, com o apoio da Prefeitura,  estes segmentos tem se fortalecido a cada ano, por exemplo com o núcleo de estudos de Viola Caipira de Atibaia, onde integrantes de algumas congadas tem a oportunidade de ter aulas de viola, instrumento que estava desaparecendo das congadas. O início da OVCA foi iniciativa da Prefeitura e com seu apoio, ela hoje caminha com suas próprias pernas, através de sua associação. A Fanfarra foi com nossas crianças, representar o Brasil em eventos na Alemanha , Holanda e Chile.

 

AM – Qual foi o investimento anual (em termos de valor) da Prefeitra na Cultura? Quanto isto representou em termos percentuais do orçamento anual da Prefeitura? Foi possível realizar eventos auto-sustentáveis?

VC - Os eventos não são auto sustentáveis, começamos o ano com  3,8 milhões,  ou seja aproximadamente de 1,4% do orçamento municipal, lembrando que mais de  50% das despesas, são com estruturas fixas, material de consumo e vencimentos, portanto a Secretaria sempre trabalhou com verbas restritas, porém com muito trabalho e principalmente muita criatividade e uma equipe afinada, para poder literalmente "tirar leite de pedra".

 

AM – Sobre o Centro de Convenções Victor Brecheret, como você avalia a importância desse local para a cidade?

VC - Ele foi fundamental, para o desenvolvimento cultural e artístico, já que a cidadão tinha espaço adequado para shows, exposições, etc. Tenho certeza que toda uma geração vai ter algum tipo de influência, seja artística ou como público, marcadas para sempre em suas vidas. Um exemplo recente, uma aluna de um de nossos projetos (stêncil e grafite) foi escolhida para fazer a capa de um CD da Madonna.

 

AM – Há alguma medida para avaliar a adesão do povo em relação às iniciativas culturais?

VC - A lotação e sucesso de público de todos estes eventos e atividades, são um importante termômetro da adesão da população, pois se não estivessem a contento, não haveria continuidade durante todos estes anos. 

 

AM – Com a mudança de governo, você acredita que as iniciativas em relação à Cultura serão mantidas/continuadas no mesmo ritmo?

VC - Espero que sim, afinal todo este trabalho foi feito para a cidade, com desdobramentos positivos, sempre recebemos muitos elogios de boa parte da população, de pessoas e instituições estaduais, federais e internacionais. 

 

AM – Você vê alguma perspectiva de continuar colaborando com a Cultura de Atibaia? Se não, o que pretende fazer a partir do ano que vem?

VC - "Sempre trabalharei com e para a Cultura, é minha vocação", foram dez anos de realizações de muitos sonhos, e espero sonhar muito....um ciclo se conclui e outros serão abertos, seja no setor público ou privado.

 

AM – Mensagem do “Uncle Dunha” para o povo de Atibaia: Arte , Amor e Criatividade para todos! 

VC - Para conhecer um pouco mais desta brincadeira é preciso conhecer a página deste personagem no facebook. 

 

Galeria de fotos 

 

Circo na praça 

 

Editais de apoio à arte 

 

 

Apresentações Internacionais 

 

 

Dança na praça 

 

 

Cinema para as crianças no Imperial 

 

Zé Ramalho 

 

Curta Atibaia 

 

Editais de apoio à artistas 

 

 

Circo 

 

 

Bonecões 



Cinema e cidadania


Encontro de artes


Encontro Nacional de Artes Plásticas


Festival de Fotografia


Galeria Mutante


Exposições do calendário anual


Festival de Inverno


Luiz Melodia na praça


Festa junina nos bairros


Festival de Teatro


Obras do Cine Itá


Festas nos bairros


Folia com bonecões


Oficina de grafite


Shows


Teatro


Teatro de rua


Teatro na praça


Oficina de Arte nos bairros

Veja outra entrevista de Vitor Carvalho ao Atibaia Mania
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 

 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.