Bairros: Alvinópolis
 

Alvinópolis conta com ótimas opções de lazer, moradia e comércio.

O primeiro bairro a ser construído nas imediações da cidade foi o Alvinópolis. Suas terras fizeram parte do bairro Piqueri.

Fazendo fronteira ao norte com o bairro Mato Dentro, ao sul com o Bairro Ribeirão dos Porcos, a oeste com os bairros Brotas e Caetetuba e a leste com o bairro Piqueri,  Alvinópolis é considerado um bairro novo na história de Atibaia.

O empresário Major Juvenal Alvim e o farmacêutico Armínio de Castro Ferraz, no ano de 1916, idealizaram lotear as terras, vendendo os terrenos a baixas prestações, com o único  intuito de ajudar pessoas de menor poder aquisitivo.

Com a morte do Major Juvenal Alvim em 1936, coube a um dos seus genros, Clóvis Soares dar continuidade ao loteamento da “Chácara Piqueri”, nome adotado pela família naquele tempo (veja o original de um esboço de partilha da época). Empreendedor, Clóvis deu continuidade aos planos de seu sogro viabilizando o empreendimento que deu origem ao Bairro do Alvinópolis.

A imprensa da época noticiou o evento:

“ Villa Alvinópolis – Muito próximo desta cidade, em subúrbio futuroso, está demarcada em lotes, com arruamento, avenidas e praças a Villa Alvinópolis, planejada por Ferraz & Alvim. As condições de venda desse terreno são as mais convenientes possíveis, variando apenas  de 400, 600 e 800 rs.  o metro quadrado, e as prestações mensaes de 10$000, com longo prazo e sem juros. O Escriptório  Central da Villa Alvinópolis, acha-se installado em São Paulo, na sobre loja da “Casa São Nicolau”, à Praça do Patriarca”

Nessa ocasião o momento não foi propício aos empreendimentos imobiliários, mas após à II Guerra Mundial, Atibaia começou a ser vista como cidade que possuía um dos melhores climas do mundo e de grande futuro imobiliário.

Assim, essa iniciativa deu início ao novo bairro. Um dos primeiros moradores foi Salvador Russani, que trabalhou durante 40 anos como administrador da chácara.

Vale também lembrar Domingos Vergara, que muito fez por Alvinópolis.

Os moradores unidos e muito determinados,  resolveram construir uma capela, que ficava em frente à árvore de São Sebastião, marco da entrada oeste da cidade.

Foi levantada por eles mesmos, que trabalhavam até a noite, em apenas três semanas.

A primeira missa da capela foi realizada em abril de 1956, pelo  Pe. Feliciano Grande (que dá nome a uma das ruas), então vigário local.

Ali estava Dr.Vicente Mastrocola, Juiz de Direito e muitas outras pessoas de destaque da cidade.  Com o crescimento do bairro a capela ficou pequena e foi demolida, sendo o  seu cruzeiro colocado no local  onde foi construída a antiga Igreja Cristo Rei.

Em 1980 o Padre Nicolau iniciou o audacioso projeto para a construção da nova Igreja Cristo Rei. Esta foi concluída graças a ajuda dos fiéis, que muito se empenharam para isso.

O bairro hoje tem escolas estaduais e municipais, sendo a primeira a Escola Três de Maio, da professora Aracy Bueno Conti.

Possui 64 ruas e aproximadamente 15 mil moradores, sendo um dos bairros mais povoados de Atibaia.

Com largas avenidas como a Major Juvenal Alvim, Gertrudes Pires Alvim e Clóvis Soares, o comércio local é bastante expressivo, contando com muitas lojas como o Boticário, padarias, restaurantes, supermercados como o Dia%, bancos, hotel, clube esportivo e bares.

Conta também com boas residências e a Biblioteca Municipal Joviano Franco da Silveira, com excelente acervo disponível aos moradores e demais cidadãos, centro de informática e o teatro (onde são realizadas diversas atividades, principalmente nos finais de semana).

Ali também está localizada a sede da AMADA – Associação de Moradores e Amigos de Alvinópolis, que realiza um ótimo trabalho em prol do bairro. Para conhecer melhor essa iniciativa, leia a entrevista completa com o Presidente da associação, Dirceu Aparecido de Oliveira.

Alvinópolis é hoje um exemplo da força da coletividade e  ficou marcado como o bairro das realizações.

Agradecimento:

Registramos nosso agradecimento a Milena Rautemberg, que trabalha na biblioteca do bairro de Alvinópolis, cuja valiosa contribuição tornou essa matéria possível.

    

NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.