PERSONA

Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim

 

"A mulher é a síntese de todas as perfeições"
Ruy Barbosa

Natural de Mogi-Mirim onde nasceu em 24 de junho de 1902, era filha de Rita e Thomaz Cardoso de Almeida.  

Juntamente com seus pais e seus 4 irmãos mudou-se para São Paulo em 1904, onde iniciou seus estudos, formando-se pela Escola Normal do Brás, hoje Instituto Padre Anchieta, após ter cursado o Instituto Educacional Caetano de Campos.  

Em 1921 seus pais, já idosos, resolveram fixar residência em Atibaia, ocasião em que a jovem, bonita, talentosa e dinâmica professora inscreveu-se como substituta no Grupo Escolar José Alvim. 

Pouco demorou para que ela conquistasse a todos e fosse convidada para todas as solenidades que se realizavam na pequena Atibaia dos anos vinte.  

Conheceu, nessa ocasião, o jovem José Pires Alvim, por todos carinhosamente chamado de Zezico (filho do Major Juvenal Alvim), com quem se casou em 1924. Desse harmonioso e feliz casamento nasceram os filhos: Marina, Wilma, Juvenal e Wanda.  

Como substituta e com grande sacrifício, lecionou no Bairro da Boa Vista, dispensando àquela comunidade pobre carinho, atenção e caridade jamais vistos.

Para melhor orientar seus alunos e familiares, instalou-se no bairro, em casa humilde, onde a todos recebia para oferecer-lhes orientação.

Mais tarde foi transferida para o Grupo Escolar José Alvim, onde, lecionou nos primeiros e segundos anos primários, até aposentar-se na década de cinqüenta.

Dotada de grande iniciativa e dinamismo, desenvolveu inúmeras campanhas, objetivando arrecadar fundos que foram aplicados em benfeitorias e melhorias das instalações do Grupo Escolar José Alvim.

De se mencionar que foi dela a liderança para instituir-se a “caixa escolar”, entidade beneficente hoje semelhante à Associação de Pais e Mestres; com recursos próprios adquiriu as instalações das cozinhas e refeitório para os alunos.

Foi de sua iniciativa, também, a instalação, por volta de 1948, do Gabinete Dentário, onde a doutora Aparecida Büller Bastos atendia os alunos carentes.

Dedicava-se com zelo extremado às festividades promovidas Grupo Escolar, a exemplo dos desfiles cívicos, das festas anuais, ocasião em que os alunos se apresentavam nos famosos recitais, declamando lindas poesias, cantando, dançando e encenando peças teatrais infantis.

Todos os dias, no período da tarde, recebia em sua casa vários alunos para melhor orientá-los. Esses meninos pobres jamais se esquecerão de sua bondade, pois além de aprimorar seus conhecimentos, os convidava a sentarem-se à mesa às 16 horas para, juntamente com a família, deliciarem-se com os deliciosos bolos, café, chocolate e frutas por ela preparados e servidos.

Assim era a querida e estimada Professora Rita Lourdes que se doou integralmente ao ensino, aos necessitados, aos seus e, principalmente, à família atibaiana.

Como dádiva e em recompensa aos profícuos trabalhos que desenvolveu, originados do grande amor e caridade que emanavam de seu coração, recebeu do Criador a recompensa de ter sido reconhecida, admirada e amada por seus alunos e pela família atibaiana, que jamais dela se esquecerão.

A Escola Sul Brasil, no Bairro de Caetetuba, em sua homenagem, passou a chamar-se “EE Professora Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim”.

Ao centro Rita Lourdes com seus 4 filhos.

 Homenagens recebidas:

  1. Matéria publicada no jornal Atibaia Notícias em comemoração ao centenário de seu nascimento (primeira parte)

  2. Matéria publicada no jornal Atibaia Notícias em comemoração ao centenário de seu nascimento (segunda parte)

  3. Poesia feita por seu filho, Juvenal Alvim Neto

 

 
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.