CENTENÁRIO GRUPO ESCOLAR JOSÉ ALVIM

Centenário da Escola Estadual “José Alvim”


A escola “José Alvim” esteve em festa no período de 19/09 a 25/09/2005, comemorando seu centenário.

A grande verdade é que há cem anos esta escola é uma festa aos olhos de todos os atibaianos, orgulho de Atibaia e a maior prova da garra e magnanimidade do coração do seu povo!

Em 1905, em Atibaia, as crianças e jovens da elite não necessitavam de escola pública, pois existiam boas escolas particulares. Todavia o Capitão José Alvim de Campos Bueno, o Nhô Bim, como era conhecido, homem de personalidade forte, político defensor de sua terra e de sua gente, sonhava com uma escola gratuita para todos e iniciou os primeiros contactos na busca do seu ideal. Infelizmente, em 1902, a morte o privou de ver seu intento realizado, mas quando os sonhos são valorosos e a família é unida por laços íntegros, nem a morte consegue apagá-los. Assim aconteceu, o Major Juvenal Alvim, então Presidente da Câmara de Atibaia, filho do Capitão José Alvim, toma as rédeas da situação, abraça com toda alma o projeto do seu pai, doa o terreno e parte em busca dos recursos financeiros para a construção do prédio. Solicita à Câmara Municipal a designação de uma comissão para pleitear recursos junto ao Congresso Estadual.

O orçamento da obra previa a necessidade de 34.000$000 (trinta e quatro contos de réis). A comissão responsável conseguiu um empréstimo no valor de 20.000$000 (vinte contos de réis), valor insuficiente. Foi o motivo que levou a Câmara Municipal aprovar a “Lei dos Fogões” que estabelecia, que cada família pagasse um imposto obrigatório para custear as despesas com a construção do Grupo Escolar. “Fogos” ou “Fogões” eram expressões que significavam, na época, casas habitadas ou famílias. Foi um ato de coragem da edilidade, que gerou muita polêmica, apesar da grandiosidade do objetivo.

Dessa forma, em 1903 as obras do Grupo Escolar foram iniciadas e em 17/06/1905 sua inauguração coloca Atibaia como uma das cidades pioneiras no Brasil a adotar o ensino público obrigatório.

Em 15/03/1906, por indicação da Câmara Municipal, o Governo Estadual aprova a indicação do nome do patrono “José Alvim” para o Grupo Escolar, homenageando, com muita justiça, seu idealizador.

O Major Juvenal Alvim, com a colaboração de todo povo, entrega à Atibaia o maior presente que se pode ofertar a uma cidade, principalmente sendo a primeira escola, registrando, com dignidade, o nome da Família Alvim na história do município.

Em 17/06/1905,  Atibaia assistiu as festividades da inauguração do Grupo Escolar “José Alvim”, contando com as presenças das seguintes autoridades:

  • Sr. João Lourenço - representante do Governador do Estado

  • Major Juvenal Alvim – Presidente da Câmara Municipal

  • Prof. Mario Arantes - Diretor da escola

  • Sr. Alcides Cintra Bueno

  • Dr. Toledo Piza

  • Sr. Aprígio de Toledo

  • Major Armínio de Castro Ferraz

  • Capitão João Baptista da Silveira Pinto

  • Tenente Augusto Mayer

O Batalhão infantil, com meninos e meninas rigorosamente perfilados no largo do Rosário, ao som da Banda Musical, conduziu marchando a entrada das autoridades e do povo ao edifício, para as solenidades iniciais:

  • Hasteamento solene das bandeiras sob os acordes do Hino Nacional Brasileiro

  • Visita à Exposição de trabalhos nas salas de aula, recepcionada pelo professor e seus alunos.

  • Sarau infantil com apresentação teatral e musical no Teatro República

  • Baile de Gala nos salões da Câmara Municipal

A partir daí, o Grupo Escolar “José Alvim” passou a ser o primeiro farol a iluminar os caminhos da terra de Jerônimo de Camargo, no século XX.

Nestes 100 anos, quantos e quantos alunos, diretores, professores e funcionários passaram por esta escola! Uma plêiade, de diretores e professores, deixou na história da instituição a marca da sua personalidade e o fruto do seu trabalho.

Ao brilharem em todos os setores no seio da comunidade ou longe dela, inclusive no exterior, os alunos da EE José Alvim sempre honraram seu nome e seu ilustre patrono. 

Se fizéssemos uma pesquisa, seria difícil encontrarmos uma só família no município, que não tenha pelo menos um vínculo com a escola, seja como aluno, pai de aluno, funcionário, professor ou diretor.

Este ano de 2005, Atibaia assistiu as festividades do seu centenário, organizadas com muito carinho pelos atuais educadores responsáveis pelo seu destino.

“100 anos formando e motivando o cidadão do futuro” foi o slogan lançado.

Em respeito a sua história prepararam uma semana (19/09 a 25/09) de programação, com belíssimos e significativos eventos, sendo alguns baseados no estilo da festa de inauguração de 1905:

  • Solenidade de abertura com hasteamento solene das bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro.

  • Pronunciamento da Diretora da Escola, profª Ana Regina dos Santos Oliveira

  • Homenagem aos ex-alunos Sr. Ari André, Sra Maria Augusta Leme e Narciso Bragion Júnior. Este último é o vencedor do concurso realizado em 1977, para escolha do brasão, que deu origem à Bandeira da escola.

  • Abertura ao público da Exposição: “EE “José Alvim” – 100 anos formando e motivando o cidadão do futuro.”

  • Sessão Solene na Câmara Municipal – EE “José Alvim” – um século em prol da educação de Atibaia com homenagens emocionantes.

  • “Jovens fazendo arte” - pintura dos muros da escola com temas alusivos à comemoração do centenário da mesma.

  • Apresentação da Faminha (Fanfarra mirim de Atibaia)

  • Campeonatos inter-classes

  • Oficina de contos

  • Balada do centenário para os alunos

  • Palestras

  • Espetáculo de Dança

  • Protagonismo Juvenil

  • Sitcom

  • Apresentação de jiu-jitsu

  • Desfile de Modas

  • Baile de Gala do Centenário no Clube Recreativo

  • Basquetebol entre ex-alunos

  • Apresentação de Teatro sobre a história da escola nos 100 anos

  • Missa em ação de graças  “Centenário da EE. José Alvim”

  • Apresentação da FAMA (Fanfarra Municipal de Atibaia- Campeã Mundial em 2005)

Os famosos ipês amarelos, cantados em versos e prosa pelos alunos e professores por várias décadas, também não foram esquecidos. O Sr. Benedito Leite, o “menino do ipê”, aluno do Prof. Gabriel da Silva, que plantou um dos ipês em 1919 foi por várias vezes lembrado com muito carinho.

O Deputado Estadual Tiãozinho da Farmácia , O Prefeito Municipal, Sr. José Roberto Trícoli, ex-aluno da escola, Sr. Takao Ono, Presidente da Câmara Municipal e ex-aluno da escola, Prof. Ricardo dos Santos Antonio, Vice- Prefeito e Secretário da Educação Municipal e vários vereadores ex-alunos, ex-diretores, ex-professores, ex-alunos, direção , professores e alunos atuais prestigiaram os eventos, demonstrando o amor que sentem pela instituição centenária.

A família Alvim, descendente do grande patrono “José Alvim” prestigiou as comemorações com as presenças do bisneto Sr. Juvenal Alvim Neto, acompanhado da Sra. Denise Silva Bonini, ex-presidente do Clube da Terceira Idade de Atibaia, e do tataraneto Sr. Hélio Alvim Fazzio, em várias solenidades, demonstrando que a ilustre Família Alvim continua exercendo seu papel de cidadãos presentes e atuantes na sociedade atibaiana.

Veja os discursos proferidos por:

Foi agradável constatar que muitos professores, que fazem parte da direção e do corpo docente são ex-alunos, emocionalmente envolvidos com a história da escola, assim como outros, embora não ex-alunos, mas vestiram com amor a camisa da EE”José Alvim”, tal como aconteceu comigo há 30 anos atrás!

Foi muito agradável observar que os alunos atuais festejaram o centenário da escola com muita sensibilidade e respeito a sua história tão distante do presente, do sistema escolar de hoje.

O antigo Grupo Escolar “José Alvim”, no ritmo do tempo, mudou em vários aspectos, porque a boa e verdadeira escola não estaciona no tempo, acompanha o avanço do progresso, mas conservou o respeito às suas tradições e o amor daqueles que a ela se dedicam.  

Quem participou dos eventos nesta semana de recordações e homenagens, atendendo ao carinhoso chamado da escola “Venha recordar conosco!”, teve oportunidade de sentir que o antigo Grupo Escolar “José Alvim” sempre foi, é e será o orgulho desta terra!

Profª Irma Pereira Pontes Vasquez
Ex- diretora

 Baile de Gala - Galeria de fotos
 
Irma (Ex-Diretora), Helio Alvim Fazzio, Luciana Hossne e Alice B. Aleixo (Ex-Professora)
 
Maria Silvia Chister (Diretora de CPP), Irma (Ex-Diretora) e Alice B. Aleixo (Ex-Professora)
 
Irma (Ex-Diretora) e Therezinha  (Ex-Aluna)
 
 casal Takao e Sumiko Ono
 
Atuais Vice-Diretora e Professor do EE José Alvim
 
Monica (coordenadora - EE José Alvim)  e Silmara (Vice-Diretora) acompanhadas de seus respectivos esposos

Veja mais informações sobre a história do Grupo

 
 
 
NA MÍDIA
   Notícias do dia
   Banco de Notícias
 
 
Newsletter
Cadastre-se
    Email:

DESTAQUES
 
Imóveis
Oportunidades para locação
   
Casarão no centro para qualquer tipo de negócio

Veja mais informaçães

 
Tecnologia
Baixe nosso app no seu celular e acesse as informações da cidade
 
Jornais
 
Clique aqui para acessar as versões digitais do Jornal Atibaia Mania
 
Especiais
 
Confira matérias exclusivas do Atibaia Mania
 
 
Desenvolvido para visualização em resolução mínima de 1024x768.